CRIME

Polícia apura possível caso de nazismo durante show do Sepultura

O suposto agressor teria dito palavras racistas ao vocalista da banda, Derrick Green. O Sepultura repudiou tanto o comportamento preconceituoso como a ideia de fazer justiça com as mãos

A polícia Civil do Ceará comunicou, nesta segunda-feira (18/7), a investigação de um possível caso de racismo e apologia ao nazismo ocorrido na plateia de um show do Sepultura em Fortaleza, no dia 8 de julho. O concerto era parte das atrações do festival Metal Weekend, que ocorreu no Complexo Almazem.

O suposto agressor, de acordo com imagens que circulam nas redes sociais, foi agredido com socos e pontapés por fãs da banda, durante o show da banda brasileira de metal.

De acordo com a postagem, além de uma saudação nazista, o homem teria feito ofensas racistas dirigidas ao vocalista do Sepultura, o americano Derrick Green. Nas imagens é possível ver apenas o momento da agressão.

Em nota enviada ao Correio, a Polícia Civil do Ceará afirmou apurar "as circunstâncias de uma ocorrência de lesão corporal" no show do festival de metal e se a vitima das agressões de fato cometeu crime de racismo e apologia ao nazismo. O órgão, ainda orienta que as pessoas lesadas registrem um boletim de ocorrência.

"A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) informa que apura as circunstâncias de uma ocorrência de lesão corporal, que teria ocorrido no bairro Centro – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza, conforme vídeo que circula em redes sociais. A PC-CE apura ainda as informações que dão conta que a vítima das agressões teria cometido crime de racismo e apologia ao nazismo. A Polícia Civil orienta às pessoas que foram lesadas a registrarem um Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade da Polícia Civil, para repassar mais detalhes sobre o caso. O BO pode ser feito, também, na Delegacia Eletrônica (Deletron), no site www.delegacia eletrônica.ce.gov.br.

A banda Sepultura, em nota enviada por e-mail à reportagem, afirmou que não irá admitir apologia ao nazismo e ofensas racistas em seus shows. Além disso, em alusão à forma como os fãs reprimiram o suposto agressor, a banda se posicionou contrária à ideia de "fazer justiça pelas próprias mãos".

"Vale lembrar que a apologia ao nazismo e ataques racistas são crimes previstos em lei no Brasil, que devem ser denunciados e punidos em conformidade com as leis vigentes", completa o comunicado. 

Além do Sepultura, o festival Metal Weekend contou com apresentações de bandas como Angra, Corja, Steel Fox e Chemical Killers.

Saiba Mais