Rio de Janeiro

Vini Jr é homenageado e lei com seu nome, contra racismo, é sancionada

A Lei Vini Jr foi criada para combater casos de racismo em eventos esportivos no estado do Rio de Janeiro

O jogador do Real Madrid e da Seleção Brasileira Vinícius Jr recebeu uma série de homenagens, nesta quarta-feira (5/7), no estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O craque colocou os pés na Calçada da Fama do Maracanã, onde também recebeu a medalha Tiradentes, maior honraria entregue pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a medalha Pedro Ernesto, também honraria máxima da Câmara Municipal do Rio.

"Espero que minha família esteja orgulhosa de mim, por tudo que eles fizeram para eu chegar aqui. É um dia muito especial porque eu sou muito novo e não esperava por isso tão novo, estrear no Maracanã, e estar recebendo tantos prêmios no Maracanã. É um lugar muito especial para mim", disse Vini.

A medalha Tiradentes foi uma sugestão da deputada estadual Verônica Lima (PT). Também foi sancionada a lei que cria Dia da Resposta Histórica Contra o Racismo no Futebol, a ser celebrado no dia 7 de abril. Vini Jr se tornou um símbolo da luta contra o racismo após reagir a diversos ataques racistas que sofreu em partidas do Campeonato Espanhol. O estopim foi justamente no dia 7 de abril, em um confronto contra o Valencia.

Durante o jogo, os presentes no Estádio Mestalla, chamaram Vini de “mono” -- macaco em espanhol -- durante o segundo tempo da partida.

Além das homenagens, a quarta-feira também marcou a sanção da chamada “Lei Vinícius Jr”, de autoria do deputado Professor Josemar (PSOL), criada para combater casos de racismo em eventos esportivos no estado do Rio de Janeiro. A lei prevê que os eventos sejam encerrados caso manifestações racistas ocorram por qualquer pessoa presente no local.

Evelyn Lee/ divulgação - Homenagem a Vini Jr

A Lei Vini Jr sugere ainda uma série de medidas punitivas e educativas para coibir e evitar que atos racistas sejam realizados no estado.

Saiba Mais