Os consumidores de energia elétrica ligados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) não terão adição de custos na conta de energia em julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu que a tarifa permanecerá na bandeira verde durante este mês. A taxa está nesta classificação desde abril de 2022.
"A manutenção da bandeira verde é um alento para o cidadão, que cada vez mais está alerta para o consumo consciente de energia. Toda a sociedade é beneficiada com as condições de geração favoráveis" disse o diretor da ANEEL, Sandoval Feitosa.
- Leilão da Aneel termina com investimentos de R$ 15,3 bilhões
- Conta de luz ficará mais barata com mercado livre de energia elétrica
- Banco Central projeta deflação em junho e revisa PIB de 2023 para cima
Com as condições favoráveis de geração de energia no país, a manutenção da bandeira verde está sendo possível. A ANEEL prevê que não deverá haver cobrança de taxas adicionais durante todo o ano de 2023, pelos dados que a agência mantém e permitem a atualização das projeções da necessidade de outras bandeiras tarifárias.
O SIN liga as linhas de transmissão de energia de todo país aos consumidores. As bandeiras tarifárias foram criadas em 2015, para uma transparência ao usuário de custo de energia. A bandeira verde indica que os níveis nos reservatórios estão bons.
Saiba Mais
*Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco