O hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - maior encontro de jovens católicos do mundo - foi batizado de Há pressa no Ar. É nessa pressa e ansiedade que jovens de todo o Brasil deixam seu país para estar junto com o papa Francisco e com cerca de 1 milhão de jovens de diferentes nações. A expectativa, segundo um levantamento feito pelas dioceses do país, é que em torno de 10 mil brasileiros participem presencialmente dos dias da jornada, como peregrinos, em Lisboa.
Nesses dias em que ocorre a JMJ, além dos eventos religiosos com o arcebispado de Lisboa e o bispo de Roma, o papa Francisco, ocorrem outras atividades, como shows de música, espetáculos de teatro, jogos esportivos, encontros literários, entre outros. É uma verdadeira explosão cultural em uma cidade que, com cerca de 500 mil habitantes, deve triplicar de tamanho até 6 de agosto.
- Em Portugal, forças de segurança em alerta máximo para JMJ
- Jornada Mundial da Juventude: papa Francisco pede renovação da fé
- Jovens católicos lutam contra a intolerância religiosa em seus países
Um dos eventos previstos é um encontro mundial de influenciadores católicos, que vai ocorrer na próxima sexta-feira (4/8). Em um vídeo, o papa Francisco ressaltou a importância de atuar em um ambiente tomado pelo ódio e a intolerância. “Que a missão que levam adiante nos espaços digitais seja cheia de humanidade, para ‘samaritanizar’ esses ambientes”, disse o pontífice.
Confiança na providência
É esperada uma presença massiva de brasileiros neste evento. Um deles é o paranaense Matheus Pinheiro, 28 anos, que leva à frente as redes sociais da Comunidade Católica Colo de Deus. Para o jovem, ainda não caiu a ficha de estar na Europa, realizando um sonho antigo, que começou há 10 anos, quando abriu seu primeiro canal no YouTube, chamado O Cristocêntrico.
“Acontece que os anos foram passando e eu fui crescendo na internet, fazendo conteúdo de evangelização e há 10 anos produzo conteúdo para a Internet. Exatamente depois de 10 anos eu estou indo para a Europa, só que dessa vez para a JMJ”, disse o influencer.
Sem condições financeiras e sem planejamento para estar na jornada, Matheus já havia desistido de participar do evento em Lisboa. Mas quando soube que, neste ano, aconteceria um megaencontro para influenciadores católicos, sentiu um forte desejo de estar presente. Foi nesse tempo que um ‘benfeitor’, como ele próprio diz, financiou a sua passagem.
“Passa um filme na minha cabeça de tudo o que eu fiz, do tanto que eu acredito na evangelização da internet, na evangelização através de influenciadores católicos”, disse Matheus, que ainda completou: “Pode demorar um meses, dois meses, 1 ano, ou pode demorar 10 anos, mas Deus não desiste e não esquece das coisas que ele prometeu".
Experiência como voluntário
Além dos peregrinos, a JMJ contará com a presença massiva de voluntários para trabalhar na organização do evento. Mais de 20 mil jovens se inscreveram para atuar nessa área. O professor universitário de Patos (PB), Sérgio Cavalcante, de 29 anos, é um dos milhares de voluntários que vão estar à frente desse serviço.
“Já pude ir lá no palco (Eduardo VII), tive uma belíssima visão da cidade, então já é um preparativo para você ver que é uma coisa muito grande. Já há muitos voluntários por lá e cada um fazendo as suas contribuições específicas, e está todo mundo muito ansioso para quando o papa passar”, afirmou Sérgio.
De Morrinhos, no Ceará, também veio outra voluntária da Jornada Mundial da Juventude. A professora Ana Samilla Carneiro, 25, participa de sua primeira jornada e conta que é uma experiência rica e de muita aprendizagem cultural, além de ser, também, um momento de autoconhecimento.
“Ser jovem é ter muitas inquietações, ansiedade e vontade de viver tudo aquilo que lhe é ofertado, porém, diante de tantas facilidades oferecidas atualmente, é necessário ter cuidado e estar sempre atento para que possa colher bons resultados amanhã do que plantamos agora”, manifesta a jovem.
*Estagiário sob a supervisão de Mariana Niederauer
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.