POVOS INDÍGENAS

Ministra Sônia Guajajara encontra o cacique Raoni no Mato Grosso

O principal assunto tratado no evento foi o Marco Temporal. Esta foi a segunda vez que Raoni reúne lideranças no Mato Grosso

Mayara Souto
postado em 30/07/2023 22:51
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, compareceu ao evento do cacique Raoni neste sábado (29/7) -  (crédito: Reprodução / Redes Sociais)
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, compareceu ao evento do cacique Raoni neste sábado (29/7) - (crédito: Reprodução / Redes Sociais)

A ministra Sônia Guajajara publicou nas redes sociais neste sábado (29/7) uma foto ao lado do cacique Raoni. Ela participou do Chamado do Cacique Raoni, evento de lideranças indígenas que foi realizado na Aldeia Piaraçu, em Mato Grosso. Na oportunidade, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), aprovou os estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhnore, localizada no Pará e Mato Grosso.

"Esse homem que há anos luta para defender nossos parentes, nossas terras e nossa cultura recebeu um grande presente no dia de hoje: a Funai aprovou os estudos de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Kapôt Nhnore (...) é considerado um local sagrado para os povos de ocupação tradicional Yudjá (Juruna) e Mebengokrê (conhecidos como Kayapó)", afirmou a ministra em publicação. As terras a serem demarcadas são também originárias de Raoni, que é Kayapó.

A presidente da Funai, Joenia Wapichana, ressaltou a importância de regularizar as terras indígenas: "É nossa missão institucional reconhecer as terras indígenas. A delimitação é um dos principais atos dentro do processo de regularização da terra indígena. Seguimos na luta para a conclusão dessa regularização".

O principal assunto tratado no evento foi o Marco Temporal. Esta foi a segunda vez que Raoni reúne lideranças no Mato Grosso. A primeira ocorreu em janeiro de 2020, antes da pandemia da covid-19, e resultou no Manifesto do Piaraçu — uma carta de compromisso das lideranças

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação