A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, participa neste domingo (30/7) da IX Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro. O ato encerra o "Julho das Pretas", dedicado a fortalecer e unir agendas do movimento para debater a desigualdade de gênero e raça. O evento começou às 10h no Posto 4, em Copacabana. Nas redes sociais, a parlamentar mostrou a participação ao lado da mãe.
"A gente está aqui numa construção dizendo que as mulheres negras são donas do seu protagonismo, seus espaços, E cada ano que vem essa marcha está mais lotada [...] A Mari participou a última vez em 2017, mas eu, minha mãe e minha família estamos sempre aqui [...] Minha irmã não está conosco hoje conosco em corpo, mas está presente com toda certeza", discursou a ministra, irmã de Marielle Franco.
- Anielle Franco, irmã de Marielle: "Nossas ideias são à prova de bala"
- Anielle e viúva de Marielle reagem à nova prisão: "País precisa de respostas"
- Anielle inicia ação para criar Plano Nacional contra o Racismo Religioso
Anielle foi à manifestação junto com a mãe, Marinete da Silva, e utilizando um colar com a foto da irmã. "Vamos marchar não só hoje e mostrar que a gente não está dispersa, pelo contrario, nós somos diversas mas estamos unidas", afirmou. Ela ainda completou sua fala prometendo mudar políticas públicas para que sejam "mais eficazes para mulheres negras".
Marcha das Mulheres Negras do RJ
A Marcha das Mulheres Negras do Rio de Janeiro reúne anualmente mulheres envolvidas na causa social. Marielle Franco, que foi assassinada em 2018, costumava participar dos eventos. Atualmente, a irmã e ministra de Igualdade Racial, Anielle, junto com a mãe das duas, participam da celebração.
Esse ato encerra o "Julho das Pretas", que busca chamar atenção para a desigualdade racial e de gênero. No dia 27 de Julho também é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Saiba Mais
- Brasil Ministro Paulo Teixeira visita o Paraná após explosão em cooperativa
- Brasil Confira o resultado da Mega-Sena 2616 deste sábado; prêmio é R$ 39 milhões
- Brasil As rotas do crime: Correio investiga como madeira ilegal cruza o país
- Brasil Aluna de universidade paulista é acusada de desviar R$ 62 mil de atlética
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores.