O Sul do país será atingido novamente com a passagem de um ciclone extratropical nesta quarta-feira (26/7). O fenômeno será o quarto a atingir a região desde junho, devendo haver intensificação dos ventos nas regiões litorâneas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Parte do RS já está sendo impactado pelos efeitos da passagem do ciclone, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “risco moderado” de chuvas intensas e de ventos costeiros.
Ainda de acordo com o Inmet, as rajadas de ventos terão velocidade máxima de 75km/h e não devem provocar grandes transtornos.
- Novo ciclone se forma no Rio Grande do Sul e coloca estado em alerta
- Três pessoas morrem na passagem do ciclone extratropical pelo Sul e Sudeste
O fenômeno está localizado entre a Costa Sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai. Segundo especialistas, o afastamento do ciclone deve gerar uma nova frente fria que irá para o Sudeste até o fim da semana, levando frio e chuva.
Ciclone
Desde o início de julho o Inmet e Marinha têm emitido alertas para previsão de fortes rajadas de vento no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O ciclone tem ventos que superam os 50km/h e ocorre em regiões tropicais e subtropicais, sendo um sistema de baixa pressão atmosférica, isto é, causador de tempo adverso em grande escala.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro