Minas Gerais

Bombeiro orienta mãe por telefone e salva bebê de 6 meses engasgado

Caso aconteceu nesse domingo (23/7), em Betim. A mãe, que estava sozinha, ligou para o 193 e conseguiu desengasgar o bebê com as orientações do sargento

Julia Salim*- Estado de Minas
postado em 25/07/2023 11:57
A ligação da mãe ocorreu por volta das 20h30, quando observou que o filho apresentava boca roxa -  (crédito: EM Gerais)
A ligação da mãe ocorreu por volta das 20h30, quando observou que o filho apresentava boca roxa - (crédito: EM Gerais)

Uma moradora de Betim, na Região Metropolitana de Minas Gerais, passou por momentos de tensão nesse domingo (23/7) quando o filho de 6 meses se engasgou após a tomar um remédio. A mulher ligou para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para pedir ajuda.

A ligação ocorreu por volta das 20h30 quando a mãe observou que o filho estava com a boca roxa e apresentando sinais de engasgo. As vias áreas do bebê foram obstruídas por um medicamento que a mãe havia dado após a criança apresentar febre. A gravação da chamada dura três minutos e é possível ouvir o sargento Bruno Gerken orientando a mãe pelo telefone.

Nos primeiros momentos, o bombeiro solicita que a mãe mantenha a calma para que ela possa receber as orientações. Em seguida, orienta a mulher para desobstrução e retorno da respiração.

"Preciso que você fique mais tranquila. Você vai colocar ele na palma da sua mão, virar a cabecinha um pouco mais baixa que o corpo e prender as pernas do seu lado e dar tapinhas nas costas dele."

Depois de 1 minuto desde o começo da ligação, é possível ouvir o som do bebê voltando a respirar e a mãe relatando ao bombeiro que o remédio havia saído. 

O desespero dá lugar ao alívio quando a mulher agradece repetidamente ao sargento Gerken. Após alguns segundos, é possível ouvir o choro do bebê, sinal de que a respiração havia voltado. "Sargento Gerken muito obrigada, obrigada, ele tá bem agora", exclamou a mulher aliviada.