SÃO PAULO

Secretário do Clima de SP é demitido após negar aquecimento global

Antônio Fernando Pinheiro Pedro afirmou, em evento sobre mudanças climáticas, que o planeta se salva do aquecimento global sozinho

Correio Braziliense
postado em 14/07/2023 09:26 / atualizado em 14/07/2023 09:27
Antônio Fernando Pinheiro Pedro  -  (crédito: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)
Antônio Fernando Pinheiro Pedro - (crédito: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)

O secretário-executivo de mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Antônio Fernando Pinheiro Pedro foi demitido pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). A demissão ocorreu após o secretário negar, em evento sobre o clima, o aquecimento global, ao dizer que o fenômeno é causado por fatores geológicos, cósmicos e solares e não por uma série de práticas ruins ao clima utilizadas por seres humanos. Antônio disse, ainda, que o planeta estaria se "salvando" sozinho deste fenômeno. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da Prefeitura de São Paulo desta sexta-feira (14/7).

O caso ocorreu no no início de junho. Porém, um vídeo com a fala de Pinheiro Pedro e a reação da procuradora só começou circular em grupos de WhatsApp nos últimos dias e ganhou ampla repercussão negativa.A Secretaria de Mudanças Climáticas de São Paulo será comandada interinamente por Tamires Carla de Oliveira, chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

A demissão de Antônio Fernando Pinheiro Pedro foi oficializada pelo prefeito Ricardo Nunes
A demissão de Antônio Fernando Pinheiro Pedro foi oficializada pelo prefeito Ricardo Nunes (foto: Reprodução/Diário Oficial da Prefeitura de São Paulo)

A fala do secretário é contrária ao consenso da comunidade científica, que afirma que o aquecimento global é um fenômeno causado pelo acúmulo de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa na atmosfera, que ocorre na queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura intensiva, entre outras atividades do ser humano.

Na ocasião, Antônio Fernando havia sido convidado para falar no lançamento do Fórum Permanente sobre Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais da seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). “O planeta não será salvo por nós, ninguém salva o planeta terra. Geralmente ele se salva sozinho. Ele o faz há 4,3 bilhões de anos e muda o clima em todo esse período. Quando o planeta se salva, geralmente ele se livra do que está na superfície dele”, alegou ele.

A declaração agora ex-secretário de Estado foi categorizada como "polêmica" com base em "adivinhação" e "série de bobagens" pela procuradora federal Georgia Sena Martins, doutora em geociências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que também esteve presente no evento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação