Ciclone

Vendaval provoca queda de árvores e interdita trechos da Serra de Petrópolis

Trânsito ficou interditado na região e equipes de resgate estão atuando para liberação da estrada. Situação é provocada por ciclone extratropical

Isabel Dourado*
postado em 13/07/2023 13:44
Árvores foram derrubadas devido a um vendaval e deixou a subida da BR 040, Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. -  (crédito: Reprodução PR)
Árvores foram derrubadas devido a um vendaval e deixou a subida da BR 040, Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. - (crédito: Reprodução PR)

Um vendaval derrubou três árvores de grande e deixou a subida da BR 040, na Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, totalmente interditada na manhã desta quinta-feira (13/7). Segundo as autoridades locais, ao menos dois trechos afetados pela queda, nos quilômetros 91 e 87. Este último ainda conta com os trabalhos da concessionária Concer e do Corpo de Bombeiros para liberação total do trânsito. 

Também houve a desinterdição do km 99 JF, onde outra árvore caiu. Com a liberação do trecho, a praça do pedágio de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi reaberta. A situação é provocada devido a um ciclone extratropical vindo do Sul do Brasi. Em São Paulo, provocou, ainda, rajadas de vento na madrugada desta quinta-feira (13), além de chuva rápida e isolada.

Moradores serão indenizados

A prefeitura de Petrópolis (RJ) iniciou, nesta quarta-feira (12/7), os acordos de compensação financeira por causa da demolição de 245 casas do Morro da Oficina, devido ao temporal que atingiu o alto da serra, em fevereiro do ano passado. Houve um deslizamento de terra e de pedras, que deixou 235 mortos e duas pessoas desaparecidas.

Os imóveis terão de ser demolidos para que o município faça as obras de contenção de encostas no morro. A prefeitura deverá pagará entre R$ 90 mil e R$ 230 mil a cada família.

*Estagiária sob supervisão de Luana Patriolino 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação