A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (6/7), a Operação Upgrade, que visa o cumprimento de 46 mandados judiciais, sendo 24 de busca e apreensão e 22 de prisão preventiva, contra suspeitos de ataques cibernéticos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Até 12h de hoje, a corporação já havia realizado 11 prisões de suspeitos, dois no Distrito Federal e nove em São Paulo.
A ação é um desdobramento das operações Chupa-cabra 1 e 2 e Backup, realizadas em Teresina (PI) e São Paulo (SP). Segundo comunicado da PF, foram mobilizados mais de 100 oficiais, com o apoio da Superintendência da PF em São Paulo, para o cumprimento dos 46 mandados judiciais, expedidos pelo juízo da 1ª Vara Federal da capital piauiense.
Durante as investigações anteriores em Teresina, foram descobertos dispositivos conhecidos como chupa-cabras, que foram clandestinamente instalados em duas agências do INSS com o objetivo de furtar dados pessoais de segurados.
- PF investiga fraude contra INSS; prejuízo foi de R$ 1,5 milhão
- Polícia Federal investiga corrupção em concessão de benefício do INSS
- Operação da PF mira em financiadores de atentado no Aeroporto de Brasília
A descoberta dos aparelhos levou os oficiais até uma empresa de fachada, em São Paulo, utilizada como base para a prática dos crimes. Invasões ao sistema do INSS e vazamentos de senhas de servidores também foram identificados nos outros estados. Segundo a PF, o prejuízo causado ainda não pode ser quantificado, mas o INSS apontou que os crimes podem ter gerado déficit milionário ao Tesouro Nacional.
Os envolvidos deverão responder pelos crimes de organização criminosa, furto eletrônico, invasão de dispositivo informático e lavagem de bens e valores, cujas penas, somadas, podem resultar em condenação a 30 anos de cárcere. O Correio entrou em contato com a PFDF a fim de obter mais desdobramentos da operação no DF, mas a instituição se restringiu à nota oficial divulgada.
*Estagiário sob supervisão de Luana Patriolino
Saiba Mais
- Brasil Força Nacional dará apoio ao ICMBio em áreas de proteção ambiental
- Brasil Corpo de adolescente desaparecido é encontrado dentro de caixa de concreto
- Brasil Apertões, puxões e arremessos: educadora indiciada teria agredido bebês
- Brasil 'Fiquei 4 dias sem comer e dormir, só com drogas e sexo': o que é chemsex, prática que cresce no Brasil
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.