FORÇA AÉREA

Piloto pousa no PR e incendeia aeronave após ser perseguido pela FAB

A aeronave adentrou o espaço aéreo brasileiro sem autorização e foi obrigada a pousar. Os destroços serão periciados

Henrique Fregonasse*
postado em 05/07/2023 17:27 / atualizado em 05/07/2023 17:28
 (crédito:  Ten Kelly)
(crédito: Ten Kelly)

Um piloto incendiou uma aeronave de pequeno porte, após ser inteceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), nessa terça-feira (4/7), na região oeste do Paraná. Ele foi forçado a pousar, pois, segundo os militares, o avião não tinha autorização para entrada no espaço aéreo brasileiro e nem plano de voo. O homem fugiu do local e, até o momento, ainda não foi capturado. 

A FAB alegou que identificou a aeronave e acionou a defesa aérea, dando início a uma perseguição. “Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004”, afirmou, por meio de nota.

Em seguida, o piloto pousou em uma pista na cidade de Tuneiras do Oeste (PR) e imediatamente incendiou a aeronave. Ele fugiu do local antes da chegada de agentes da polícia, segundo a força. A FAB informou que os destroços do avião serão periciados. O Correio entrou em contato com os militares, que se restringiram às informações divulgadas no comunicado. 

*Estagiário sob supervisão de Luana Patriolino

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação