O ator Leonardo DiCaprio e o bilionário Jeff Bezos anunciaram, na última sexta-feira (30/6), a doação de U$ 200 milhões (cerca de R$ 955 milhões) para a preservação da Amazônia. O valor, que será aplicado ao longo dos próximos quatro anos, faz parte do Desafio Protegendo Nosso Planeta (POP) — uma iniciativa mundial de financiamento as causas ambientais.
De acordo com um comunicado feito por Di Caprio, as organizações Re:Wild, do ator, e Nature Solutions, de Bezos, estarão em diálogo e trabalharão colaborativamente com os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas do Brasil, além de governos de nove estados amazônicos. As doações têm o objetivo de ajudar o país a atingir o desmatamento zero no bioma e na transição para uma economia verde.
“Estamos inspirados pelas metas ambiciosas do Brasil para proteger a Amazônia, um dos lugares mais importantes para a vida selvagem do planeta, e estamos entusiasmados por poder apoiar esses esforços por meio do Desafio Protegendo Nosso Planeta”, disse DiCaprio em comunicado.
The Protecting Our Planet Challenge, which includes my organization @Rewild, announced plans in partnership with the Brazilian govt. to invest $200 million in the Amazon over the next four years to support the expansion & management of protected areas & Indigenous territories. pic.twitter.com/tKLA1MXQG1
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) June 29, 2023
O ator ainda destacou que a Amazônia é importante para milhares de povos indígenas, que dependem do ecossistema e dos recursos naturais para a sobrevivência. "Também abriga milhões de espécies, muitas das quais ainda não foram descobertas pela ciência, e armazena até 140 bilhões de toneladas de carbono, desempenhando um papel fundamental na estabilização do clima. Convidamos outros filantropos a se unirem ao novo compromisso de proteger e restaurar a Amazônia no Brasil e além", afirmou DiCaprio.
- DiCaprio elogia Lula e critica Bolsonaro ao citar desmatamento na Amazônia
- DiCaprio faz campanha contra o PL do Marco Temporal nas redes sociais
- Sonia Guajajara recebe prêmio de Leonardo DiCaprio em Hollywood
Na segunda-feira (3/7). o ator criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e elogiou o presidente Lula por causa da queda no desmatamento na Amazônia brasileira, após divulgação de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). "Muitos estão dando algum crédito ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois ele começou a restabelecer políticas para proteger a Amazônia e os direitos indígenas após assumir o cargo. O presidente anterior, Jair Bolsonaro, os enfraqueceu e o desmatamento atingiu seu nível mais alto em 15 anos sob sua administração", escreveu.
Ao site Variety, o diretor-gerente da Nature Solutions, Cristián Samper, saudou o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em querer preservar o bioma amazônica. "Temos o prazer de apoiar a designação e gestão de áreas protegidas e territórios indígenas como parte fundamental da estratégia para reduzir o desmatamento, juntamente com novos modelos econômicos de desenvolvimento baseados na conservação e uso sustentável da floresta”, pontuou.
Saiba Mais
- Esportes CBF muda data de Corinthians x América-MG pela Copa do Brasil
- Diversão e Arte Campanha "revive" Elis, que canta junto a Maria Rita pela 1ª vez; veja
- Política Em discurso na Cúpula do Mercosul, Lula volta a criticar termos da UE
- Diversão e Arte Filme de José Eduardo Belmonte estará no 51° Festival de Cinema de Gramado
- Holofote É falso que ponte sobre o Rio Araguaia tenha sido embargada pelo governo Lula
- Economia Casagrande sobre reforma tributária: "Não tem um ponto de consenso"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.