A jornalista e musicóloga paulistana Maria Luiza Kfouri morreu nesta segunda-feira (3/7), aos 69 anos. Irmã do também jornalista Juca Kfouri, ela faleceu em decorrência de um câncer no pâncreas.
Apaixonada por música, Maria Luiza criou o site Discos do Brasil em 2005, que reúne informações de álbuns colecionados por ela ao longo de mais de seis décadas, como fichas técnicas completas, títulos, nomes de artistas, anos de lançamento, compositores, instrumentistas, produtores e outras informações.
Maria Luiza foi coordenadora musical da Gazeta FM paulista. Em 1988, a emissora recebeu o prêmio de melhor programação musical da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Também foi diretora da Cultura AM entre 1989 e 1995, na rádio produziu as séries Piano Maior, Noel Rosa, as histórias, os sons de uma época, e Elis Instrumento: Voz. Uma travessia em 6 tempos, vencedora do prêmio APCA em 1992.
Em 2002, ela doou a hemeroteca (coleção de periódicos) ao Instituto Moreira Salles (IMS). A coleção inclui diversas edições das revistas Áudio News e Música, releases de artistas, scripts de programas de rádio e cerca de 25 mil artigos de jornais e revistas sobre música brasileira, colecionados entre 1968 e 2001.
Em artigo publicado pelo portal UOL, Juca Kfouri escreveu sobre morte da irmã. "Elis Regina perde fã tão ardorosa a ponto de certo dia, depois de ver Mana pela décima vez em show seu, perguntar se ela não tinha mais nada o que fazer — e decretar que, daí em diante, não pagaria mais ingresso. Enérgica como é marca registrada da família, faz imensa falta", escreveu o jornalista.
Saiba Mais
- Brasil As medidas para evitar que El Niño provoque 'hecatombe' na Amazônia
- Brasil A família que mora há mais de 100 anos em casa agora espremida por prédios em São Paulo
- Brasil Confira a posição do Brasil nas principais categorias do Tripadvisor
- Brasil Quatro empresas de bebida são fechadas por oferecer risco à saúde
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.