O prefeito de Maquiné (RS), João Marcos Bassani dos Santos, fez um apelo desesperado aos moradores do município que moram em regiões baixas da cidade e que correm risco de sofrer com inundações e enchentes. Os rios próximos ao município sofreram uma cheia inesperada após chuvas intensas, provocadas por um ciclone que se forma no Oceano Atlântico.
João fez uma transmissão ao vivo por meio do perfil do Facebook da prefeitura para alertar os moradores sobre o risco de permanecerem em regiões sem altitude. “Eu vou pedir a todos: saiam de suas casas, tá enchendo. Vamos sair, vamos sair, não tem o que se fazer, vamos sair. Saiam de suas casas, bem materiais a gente recupera, vamos pensar nas vidas”, pede. Veja:
O prefeito diz, ainda, que o centro da cidade está tomado por água e que “ele nunca esteve assim na história do município, pelo menos não na história recente”. “Saiam de suas casas, por favor, tem ônibus do município, saiam para lugares mais altos, subam. Não esperem mais pra sair depois, depois não vai ter como. Não tem equipe de bombeiros suficiente. Não existe mais possibilidade de ficar em locais de risco”, acrescentou.
João ainda comenta que a previsão é de mais chuvas, o que irá piorar a situação no município. “Deixem os bens materiais, por favor. É um pedido que eu faço para nossa população, para nós evitarmos tragédias”, completa.
Nas redes sociais, o perfil oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul informou que uma equipe foi deslocada ao centro de Maquiné por volta das 23h31 para um “salvamento, busca e resgate” com uma vítima.
Moradores da cidade também compartilham imagens de alagamentos em diversos pontos do município. “Está horrível, a cidade está alagada, até no centro que não fica perto do rio, muita gente isolada. A pior enchente que já ocorreu no nosso município”, escreveu uma moradora no Twitter.