O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (12/6) a autorização do envio da Força Nacional para a Terra Indígena (TI) Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, por 90 dias.
A portaria também determinou que a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) prestasse apoio logístico aos militares. Segundo a pasta, os agentes chegarão ao estado ainda hoje e o total de militares “obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública” do MJSP, que não quis indicar o quantitativo por questões de segurança.
- Falta de assistência a indígenas marcou últimos quatro anos, diz secretário
- Ministério da Justiça lança estratégia contra tráfico em terras indígenas
- Governo homenageia Bruno e Dom em lançamento de estratégia nacional
O Ministério Público Federal (MPF) determinou, em fevereiro, a proteção da região, após denúncias de crimes ambientais e invasões nas terras indígenas. O território de mais de 1,8 milhão de hectares é homologado desde 1991.
Dentro da TI vivem os povos Jupaú ou Uru-eu-wau-wau, os Oro Win, os Amondawa e os Cabixi. Outros cinco grupos isolados, sem contato com não-indígenas, também ocupam a área.