Saúde

Metade da meta: 43,3 milhões de brasileiros se vacinaram contra gripe

Ao disponibilizar 80 milhões de doses, Ministério da Saúde esperava proteger 90% da população com mais de seis meses de idade no Brasil. Em Dia Mundial da Imunização, pasta reforça importância de imunizantes no período do inverno

Pelo menos 43,3 milhões de doses foram aplicadas no Brasil desde o começo da campanha de vacinação contra a gripe, em abril, que almejava proteger cerca de 90% dos brasileiros. Em maio, os imunizantes passaram a ser liberados à toda a população com mais de seis meses de idade e, mesmo assim, o país não atingiu a meta. Ao todo, o Ministério da Saúde (MS) disponibilizou 80 milhões de doses.

Nesta sexta-feira (9/6), quando é celebrado o Dia Mundial da Imunização, a pasta reforça a importância da vacinação contra a gripe em meio à chegada do inverno, visto que a doença costuma circular mais durante a estação.

Segundo o ministério, 16 milhões das doses aplicadas foram em idosos, 6 milhões em crianças e 2,6 milhões em profissionais de saúde.

“Os esforços do Ministério da Saúde também estão concentrados em proteger a todos contra a covid-19. Até o momento, cerca de 22 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas. O imunizante é destinado a todos os brasileiros maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses. É necessário, no entanto, intervalo mínimo de quatro meses desde a administração da última dose”, diz a nota.

Os esforços de proteção da população contra doenças como gripe e covid-19 compõem o Movimento Nacional pela Vacinação, iniciativa do governo para incentivar os brasileiros a cumprirem corretamente o calendário vacinal e de fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Saiba Mais