Pelo menos 43,3 milhões de doses foram aplicadas no Brasil desde o começo da campanha de vacinação contra a gripe, em abril, que almejava proteger cerca de 90% dos brasileiros. Em maio, os imunizantes passaram a ser liberados à toda a população com mais de seis meses de idade e, mesmo assim, o país não atingiu a meta. Ao todo, o Ministério da Saúde (MS) disponibilizou 80 milhões de doses.
Nesta sexta-feira (9/6), quando é celebrado o Dia Mundial da Imunização, a pasta reforça a importância da vacinação contra a gripe em meio à chegada do inverno, visto que a doença costuma circular mais durante a estação.
Segundo o ministério, 16 milhões das doses aplicadas foram em idosos, 6 milhões em crianças e 2,6 milhões em profissionais de saúde.
- Campanha de vacinação contra a gripe termina com adesão menor que 50%
- Vacina contra gripe já disponível para toda a população acima de seis meses
- SUS amplia público de vacina contra gripe
“Os esforços do Ministério da Saúde também estão concentrados em proteger a todos contra a covid-19. Até o momento, cerca de 22 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas. O imunizante é destinado a todos os brasileiros maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses. É necessário, no entanto, intervalo mínimo de quatro meses desde a administração da última dose”, diz a nota.
Os esforços de proteção da população contra doenças como gripe e covid-19 compõem o Movimento Nacional pela Vacinação, iniciativa do governo para incentivar os brasileiros a cumprirem corretamente o calendário vacinal e de fortalecimento do Sistema Único de Saúde.