Um grupo de voluntários e funcionários do parque das Cataratas do Iguaçu, no oeste do Parará, comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta segunda-feira, 5 de junho, com uma ação para retirar moedas jogadas nas águas por visitantes da atração.
Ao todo, 158 quilos e 800 gramas de moedas, de cerca de 40 países, foram retiradas da água. A maioria já estava em processo de corrosão. O valor reunido alcança aproximadamente R$ 3 mil, que será destinados em um projeto ambiental do Parque Nacional.
- Cataratas do Iguaçu: trecho de passarela cede após forte vazão de água
- Parque Nacional do Iguaçu receberá R$ 500 milhões em investimentos
A baixa vazão das Cataratas do Iguaçu auxiliou na realização do serviço. Nesta segunda-feira, foi de 466 mil litros de água por segundo, bem inferior ao valor médio, de cerca de 1,5 milhão de litros por segundo.
A concessionária Urbia Cataratas, em conjunto com o ICMBio, realiza, de 5 a 11 de junho, diversas atividades ambientais em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As ações serão concentradas no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, e na cidade de Capanema.
Parque Nacional do Iguaçu realiza Semana do Meio Ambiente
A limpeza realizada no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu abre as iniciativas da Semana do Meio Ambiente. Mesmo com a proibição de arremesso de qualquer objeto na água, turistas costumam jogar moedas para realização de pedidos.
Na quarta-feira (7/6), biólogos realizarão uma ação especial com escolas da região, desenvolvendo atividades de sustentabilidade, consumo consciente e diminuição de resíduos. Essa iniciativa será desenvolvida no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu.
No sábado (10/6) e domingo (11/6), a equipe do parque e moradores da comunidade vão realizar o plantio de 84 mudas de árvores nativas às margens do parque, em Capanema. Será uma homenagem à idade da unidade de conservação, que completou 84 anos no dia 10 de janeiro.
*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori