DOENÇA

Congonhas confirma caso de febre maculosa em bebê

O local de infecção teria sido uma residência na zona rural de subdistrito de Esmeril. A criança está internada em estado grave

Aline Perucci - Especial para o Estado de Minas
postado em 28/06/2023 09:36 / atualizado em 28/06/2023 09:37
 (crédito:  Prefeitura de Jundiaí/Divulgação)
(crédito: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação)

A cidade de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, tem um caso confirmado de febre maculosa. Segundo a prefeitura, trata-se de uma criança do sexo masculino, de 1 ano de idade. O provável local de infecção é uma residência na zona rural, em Barra de Santo Antônio, subdistrito de Esmeril. A criança está internada no Hospital João Paulo II, em Belo Horizonte, e seu estado de saúde é grave. De acordo com a unidade, além da febre maculosa, ela possui outras comorbidades.

Febre Maculosa

Para evitar a transmissão da febre maculosa, é fundamental adotar algumas precauções:

  • Evite áreas com incidência de carrapatos: Procure evitar locais onde há maior probabilidade de encontrar carrapatos, como matas, pastos e áreas com vegetação alta. Se precisar frequenta-los, use roupas adequadas, como calças compridas e sapatos fechados, além de aplicar repelentes devidamente registrados nos órgãos de saúde.
  • Faça a verificação do corpo: Após passar algum tempo em áreas de risco, examine minuciosamente o corpo em busca de carrapatos. Verifique principalmente as áreas de dobras da pele, como axilas, virilha, pescoço e couro cabeludo. Caso encontre um carrapato, remova-o corretamente.
  • Proteja-se em sua residência: Mantenha o ambiente doméstico limpo e livre de carrapatos. Realize a limpeza adequada de quintais, jardins e áreas externas, removendo folhas e detritos que possam abrigar esses parasitas. Caso tenha animais de estimação, mantenha-os protegidos contra carrapatos, utilizando produtos veterinários adequados e limpando adequadamente os locais de descanso dos animais.
  • Busque atendimento médico: Em caso de suspeita de febre maculosa, é imprescindível procurar imediatamente um serviço de saúde para receber o diagnóstico e tratamento adequados. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, melhores são as chances de recuperação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação