A partir desta terça-feira (27/6), alertas em tempo real serão enviados para todos os usuários do sistema Android que estiverem localizados próximos das regiões impactadas por inundações ribeirinhas. A atualização é do Sistema de Alerta de Previsão de Inundações, que usa inteligência artificial (IA) e dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) para emitir alertas e previsão de enchentes em mais de 80 localidades do Brasil.
O recurso também oferece informações detalhadas sobre o nível das águas dos rios e previsões de cheias, que podem ajudar a população ribeirinha a saber como se proteger com até sete dias de antecedência. De novembro de 2022 a abril deste ano, o sistema emitiu 58 alertas de enchentes em tempo real em todo o país, em seis estados brasileiros, impactando 4,4 milhões de pessoas que moram nas regiões afetadas.
Antes das notificações no celular, já era possível checar regiões afetadas por inundações pelo Alerta SOS e Alertas Públicos na Busca e no Maps, mas além disso, a IA direciona às pessoas uma série de informações relevantes sobre o assunto, incluindo telefones e orientações de emergência.
Durante o evento Google For Brasil, realizado em São Paulo (SP), nesta terça-feira (27/6), o Google anunciou uma parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Impa, e o apoio da prefeitura do Rio de Janeiro. Fábio Coelho, presidente do Google Brasil e vice-presidente da Google Inc. também falou sobre o impacto social trazido pela IA.
“Esses são só alguns exemplos do potencial da Inteligência Artificial do Google para trazer impacto social e contribuir com o trabalho das autoridades locais na previsão de enchentes e outras tragédias naturais. E o mais importante: possibilitar às populações afetadas mais acesso a informações confiáveis para mantê-las seguras em momentos críticos”, afirmou.
Utilização de IA para monitoramento de problemas climáticos
Em abril, o Google anunciou uma colaboração inédita com o Instituto Nacional de Pesquisa e Espaciais (INPE), principal autoridade em monitoramento de incêndios e desmatamento. A parceria testou uma tecnologia que combina dados de imagens de satélite com IA para fazer a detecção de incêndios em estágio inicial.
Outros recursos de IA criados pelo Google podem contribuir com os esforços das autoridades locais para monitorar e gerenciar ações em torno de problemas climáticos. Nos próximos meses, a empresa pretende trabalhar no desenvolvimento desta tecnologia para outras regiões do país, por meio da parceria com o Instituto de Controle do Espaço Aéreo, o ICEA, da Força Aérea Brasileira.
Saiba Mais
- Mundo Cultivos de coca disparam no Peru na fronteira com Brasil e Colômbia
- Política Google anuncia projetos de combate às fake news
- Mundo Espanha registra mais de 44 °C na primeira onda de calor do verão
- Brasil Prefeito de Pintópolis é suspeito de desviar R$ 50 mil de tapa-buracos
- Esportes STJD suspende Abel Ferreira por tomar celular de jornalista
- Mundo "Queremos que a pornografia seja chata", diz novo dono do Pornhub
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.