Campeão Mundial

Brasileiro é escolhido melhor barista do mundo em competição na Grécia

O barista Boram Um, da cafeteria Um Coffee Co., tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o World Coffee Championships

Cecília Sóter
postado em 26/06/2023 11:51
 (crédito: Reprodução/Instagram @worldcoffeechampionships)
(crédito: Reprodução/Instagram @worldcoffeechampionships)

Neste sábado (24/6), o barista Boram Um, da cafeteria Um Coffee Co., tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o World Coffee Championships, campeonato internacional que consagra os melhores baristas do mundo.

Realizada em Atenas, na Grécia, os competidores precisaram preparar 12 cafés em 15 minutos, sendo quatro expressos, quatro com leite e quatro que representassem a assinatura própria.

Boram Um foi o primeiro brasileiro a vencer a competição, que é realizada desde 2000. A melhor colocação do Brasil até então era o sexto lugar, em 2007, com a barista Silvia Magalhães.

Na competição, Um preparou um blend de arábica produzido em sua fazenda em São Gonçalo do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, com outro arábica da variedade gueixa do Panamá.

Classificação 

1. Boram Um, Brasil

2. Daniele Ricci, Itália

3. Jack Simpson, Austrália

4. Isaiah Sheese, Estados Unidos

5. Dawn Chan, Hong Kong

6. Patrick Rolf, Dinamarca

Assista a apresentação de Boram na final da competição:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação