O Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP) divulgou nesta sexta-feira (23/6) os números de apreensões de fuzis dos primeiros cinco meses de 2023. As captações foram feitas pelas forças de segurança do Rio de Janeiro e somam um total de 321 fuzis. A quantidade é a maior dos últimos 16 anos e representa um aumento de 57% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2023, foram apreendidas 3.138 armas no total, sendo que somente em maio, 600 apreensões foram realizados. Destes, 57 eram de armas de grosso calibre. O valor representa, em média, duas armas por dia, segundo o ISP. Foram 10% a mais em comparação ao ano anterior. Cerca de 20 armas de fogo foram tiradas de circulação por dia. Contudo, houve uma diminuição de 3% no índice mensal.
- Fuzis são maioria das armas legais nas mãos dos CACs no Brasil
- Crescem apreensões de pistolas e fuzis pelas polícias do Rio e de SP
- Bolsonaro entrega para a PF fuzil e pistola ganhos dos Emirados Árabes
Outro dado apresentado foi o crescimento de recuperação de veículos, 26% a mais dentro do período comparado. Roubos de rua, considerando roubos a transeunte e de aparelhos celulares e em coletivos, tiveram o menor índice desde 2005 e comparado a 2022, diminuíram em 15%. As mortes por intervenção de agentes do estado tiveram decréscimo de 16% de janeiro a maio.
*Estagiária sob a supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.