Febre maculosa

Jundiaí e Santa Isabel relatam 11 casos suspeitos de febre maculosa

A prefeitura de Campinas anunciou um pacote de medidas de enfrentamento à febre maculosa

Isabel Dourado*
postado em 16/06/2023 10:50 / atualizado em 16/06/2023 12:02
 (crédito:  Prefeitura de Jundiaí/Divulgação)
(crédito: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação)

As cidades de Jundiaí e Santa Isabel, em São Paulo, relataram mais seis novos casos suspeitos de febre maculosa ligados a Campinas. Segundo as prefeituras, os pacientes estiveram na fazenda Santa Margarida onde aconteceram dois eventos no Distrito de Joaquim Egídio, na região Leste de Campinas, provável local da infecção. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí informou que o município tem dois casos suspeitos da doença de pessoas que estiveram na fazenda. Além desses, a cidade ainda investiga outros cinco casos suspeitos da doença de pessoas que não estiveram na festa

Em Santa Isabel, quatro casos suspeitos da doença em pessoas que estiveram na fazenda em Campinas também são investigados. A Secretaria Municipal de Saúde está aguardando os resultados do Instituto Adolfo Lutz e acompanha a evolução dos pacientes.

A direção da fazenda Santa Margarida, epicentro do surto de febre maculosa em Campinas, interior de São Paulo, decidiu mudou o evento Winter Farm, com show do cantor Gusttavo Lima, para uma área dentro do Shopping Parque Dom Pedro, na mesma cidade. O evento marcado para 21 de julho tem expectativa de público de 8 mil pessoas. 

A prefeitura de Campinas anunciou um pacote de medidas de enfrentamento à febre maculosa. “Estamos fazendo um grande esforço, reunindo diversas áreas da prefeitura e representantes da Saúde pública e privada para minimizar cada vez mais o risco de febre maculosa. A doença tem sintomas parecidos com outras enfermidades como dengue, por exemplo. Por isso a importância de comunicarmos os riscos, os sintomas e orientar as pessoas a informarem os médicos de que estiveram em áreas verdes”, afirmou o prefeito Dário Saadi 

Sintomas

A doença tem como principais sintomas febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia, dor abdominal e muscular, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés. Os primeiros sintomas podem se manifestar entre 2 e 15 dias.

O que é a febre maculosa

Doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia Rickettsii. O Carrapato-estrela pode ser encontrado em animais de grande porte como capivaras. A melhor forma de prevenção é evitar o contato com carrapatos. Para isso, tente sempre deixar os animais domésticos livres de parasitas. A febre maculosa não pode ser passada diretamente de uma pessoa para outra. Ela é transmitida pela picada de um carrapato que foi infectado pelas bactérias do gênero Rickettsia.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação