ALERTA

Jundiaí tem 7 casos suspeitos de febre maculosa; 2 foram à festa de Campinas

A prefeitura do município informou que espera o exame de confirmação dos casos, composto pela análise de duas amostras de sangue, coletadas com intervalo de 14 dias

Talita de Souza
postado em 15/06/2023 21:17
Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da febre maculosa
 -  (crédito:  Prefeitura de Jundiaí/Divulgação)
Carrapato-estrela, transmissor da bactéria causadora da febre maculosa - (crédito: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação)

A Prefeitura de Jundiaí informou, no fim da tarde desta quinta-feira (15/6), que investiga sete casos suspeitos de infecção por febre maculosa dentro do município. Dois dos casos são de moradores da cidade que estiveram na festa promovida em uma fazenda em Campinas em 27 de maio — no local, quatro pessoas contraíram a doença e morreram em decorrência dela.

“Reitera-se que não há casos confirmados nem pacientes internados com suspeita da doença, neste momento. Dois destes casos suspeitos estiveram em evento em Campinas na área de provável infecção e os demais relataram ter frequentado áreas verdes no Município e em outras cidades”, diz o comunicado oficial.

Agora, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí espera o exame de confirmação dos casos, composto pela análise de duas amostras de sangue, coletadas com intervalo de 14 dias. “Assim que emitido o resultado, havendo a confirmação de casos, a Prefeitura manterá o princípio da transparência na divulgação das informações”, acrescenta o órgão.

O piloto Douglas Costa, uma das primeiras vítimas fatais da doença que estiveram na Fazenda Santa Margarida, era morador de Jundiaí. Ele e a namorada, a dentista Mariana Giordano, morreram na segunda-feira (12/6), nove dias depois de apresentarem os primeiros sintomas da doença.

Além deles, também morreram a professora Evelyn Santos, de 28 anos, em 8 de junho — a confirmação da causa da morte ocorreu apenas na terça-feira (13/6) — e a adolescente Erissa Nicole Santana, de 16 anos, na terça-feira (13/6).

A modelo e vendedora Rosangela Davelli, de 40 anos, está internada em um hospital particular de Campinas após ter sintomas de febre maculosa. Ela também esteve na fazenda. Ainda há outros dois casos suspeitos que estão sendo acompanhados em Campinas.

A festa promovida na Fazenda Santa Margarida reniu 3,5 mil pessoas em 27 de maio.

Sintomas

Entre os sintomas da doença estão dor de cabeça, febre alta, dores no corpo e o aparecimento de manchas na pele (exantema), diarreia e vômito. A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, é uma doença infecciosa aguda causada por uma bactéria e transmitida ao ser humano pela picada de carrapatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação