Por meio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o governo do estado faz um alerta às pessoas que estiveram na Fazenda Santa Margarida, na região de Campinas, no período de 27 de maio a 11 de junho: aqueles que apresentem sintomas devem procurar, de imediato, unidades de saúde para orientações. Os principais sintomas são febre, dor no corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele.
A febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, é uma infecção febril de gravidade variável, com elevado risco de morte. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, é transmitida pela picada do carrapato.
Dos 12 casos confirmados da doença neste ano, três foram de pessoas que estiveram nos eventos realizados na fazenda. “É importante que todos que frequentaram a Fazenda fiquem atentos aos sintomas e comuniquem ao serviço médico. Essas informações são fundamentais para fazer um tratamento precoce e evitar o agravamento da doença”, destaca o governo, já que entre junho e novembro, a infestação ambiental por ninfas de carrapato estrela é alta.
- Diagnóstico tardio da febre maculosa aumenta a letalidade; entenda a doença
- Febre maculosa: fechada fazenda onde 3 pessoas estiveram antes de morrer
- Febre maculosa: laudo confirma terceiro óbito pela doença em SP
Lugares com pico da doença
As regiões com maior frequência de casos são Campinas, Piracicaba, Assis e Sorocaba. O período de incubação da febre maculosa é de 2 a 14 dias, desta forma, é importante considerar as exposições ocorridas nos últimos 15 dias antecedentes ao início de sintomas.
"Ao se aventurar em regiões de mata e cachoeira, é importante estar ciente de que estamos no período de reprodução do carrapato estrela, ocorrendo o risco de transmissão da febre maculosa através de sua picada. Caso em até 15 dias após este deslocamento você apresente sintomas, deve procurar atendimento médico o mais rápido possível", afirma Tatiana Lang, Diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.
Embora a febre maculosa seja grave e com alta letalidade, é possível reduzir significativamente o risco de contrair a doença. Entre as indicações, confira com frequência se há algum carrapato preso ao seu corpo, use roupas claras e com manga longa, calça comprida e calçado fechado.
Saiba Mais
- Brasil Mulher xinga funcionários de 'macacos' e quebra equipamentos de UPA no RJ
- Brasil Influencers acusadas de racismo têm redes sociais bloqueadas pela Justiça
- Brasil Dentista condenada a pagar R$ 36 mil a homem que "deixou de sorrir por anos"
- Brasil André Valadão ignora críticas e dobra conteúdos LGBTFóbicos nas redes sociais
- Brasil Ministro do STJ absolve líder do PCC de processo após "abordagem ilegal"
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.