INFECÇÃO

Adolescente de 16 anos é a quarta morte suspeita de febre maculosa em SP

Todas as vítimas estiveram em uma festa na área rural de Campinas, em um tradicional evento da cidade

Renato Souza
postado em 13/06/2023 22:19
 (crédito: Keiny Andrade/Folha Imagem)
(crédito: Keiny Andrade/Folha Imagem)

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou, na noite desta terça-feira (13), que uma adolescente de 16 morreu com sintomas suspeitos de febre maculosa. Com isso, já são quatro os óbitos que teriam ligação com a doença. Outras três pessoas faleceram com sintomas parecidos e tiveram diagnóstico positivo para a infecção.

A jovem era uma das participantes de uma festa na Fazenda Santa Margarida, no distrito de Joaquim Egídio. Todos os casos suspeitos são de pessoas que estavam no evento. A paciente estava internada desde o dia 9 de junho, em um hospital particular.

Amostras biológicas da adolescente foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, para confirmar ou não a presença da doença. A febre maculosa é causada por duas bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas por carrapatos, principalmente o carrapato estrela.

Entre os sintomas da doença estão dor de cabeça, febre alta, dores no corpo e o aparecimento de manchas na pele (exantema), diarreia e vômito. Os outros três mortos são o piloto Douglas Costa, de 42 anos, a namorada dele, a dentista Mariana Giordano, de 36 anos, e uma jovem de 28 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação