vacinação

43 milhões de doses contra gripe já foram aplicadas

Números computam as injeções dadas até esta sexta-feira. Apesar de a campanha ter sido concluída em maio, recomendação do Ministério da Saúde é para que fármacos continuem sendo oferecidos enquanto durarem os estoques

Correio Braziliense
postado em 10/06/2023 03:55
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Mais de 43 milhões de doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no Brasil até esta sexta-feira. Segundo o Ministério da Saúde, do total de doses oferecidas, 16 milhões foram em idosos, seis milhões em crianças e 2,6 milhões em profissionais de saúde.

A campanha nacional imunização foi encerrada no fim de maio. Mas, mesmo assim, houve orientação do Ministério da Saúde de que estados e municípios estendessem a vacinação enquanto houver doses disponíveis. A recomendação é para que a população consulte as informações locais para saber onde se vacinar.

A pasta aproveitou que ontem celebrou-se o Dia Mundial da Imunização para exortar a população a se vacinar contra a gripe. "A vacinação é fundamental antes da chegada do inverno, já que esta é a estação do ano com maior circulação dos vírus da Influenza", observou o ministério.

Em relação à covid-19, até agora cerca de 22 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas, de acordo com o ministério. "O imunizante é destinado a todos os brasileiros maiores de 18 anos que completaram o esquema vacinal primário com as duas doses. É necessário, no entanto, intervalo mínimo de quatro meses desde a administração da última dose", salienta.

O ministério ressalta, ainda, que "tanto as ações de vacinação contra a gripe quanto as da covid-19 são parte do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro deste ano. O movimento é uma das prioridades do governo federal para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e o resgate da cultura de vacinação no país".


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.