Rio Grande do Sul

Três suspeitos de apologia ao nazismo e ao fascismo são presos

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita e Novo Hamburgo

Mariana Albuquerque*
postado em 07/06/2023 10:30
 (crédito: Divulgação/PCRS)
(crédito: Divulgação/PCRS)

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu três suspeitos de praticar crimes de ódio e armazenar materiais de apologia ao nazismo e ao fascismo. A Delegacia de Combate à Intolerância com apoio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) cumpriu mandado de busca e apreensão em Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita e Novo Hamburgo, nesta terça-feira (6/6).

Além do material apreendido, que fazia apologia a organizações de extrema-direita, foram encontrados livros nazistas, computadores, armas e munições. Segundo a delegacia responsável pela investigação, os organizadores aliciavam pessoas pelas redes sociais e aplicativos de mensagens para participarem de atos neonazistas.

A delegada Tatiana Barros, responsável pela investigação, explica que a organização divulgava mensagens de caráter neonazista, antissemítico e racista nas redes sociais. 

“A ideologia utilizada pelo grupo tem como principal característica ser aceleracionista, ou seja, com finalidade de recrutamento de jovens nas redes sociais, atraídos por discursos nazistas e fascistas, direcionando jovens a praticar crimes graves e bárbaros'', diz a delegada.

Os suspeitos foram monitorados por cerca de seis meses. O objetivo é cessar o aliciamento de jovens colaboradores, desarticulando os grupos por meio das prisões das lideranças, monitorados pela Delegacia Especializada de Combate à Intolerância. Os suspeitos foram ouvidos e encaminhados ao sistema prisional.

*Estagiária sob supervisão de Thays Martins

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação