JUNHO LARANJA

Queimaduras: 150 mil internações anuais; crianças são maiores vítimas

Além disso, 77% dos casos de queimadura ocorrem em casa. Hoje é celebrado dia de luta contra queimaduras

Correio Braziliense
postado em 06/06/2023 16:00
 (crédito: Reprodução/Freepik)
(crédito: Reprodução/Freepik)

Nesta terça-feira (6/6) é celebrada o Dia da luta contra queimaduras. Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 150 mil internações por ano são causadas por esse tipo de lesão. No mundo, um milhão de pessoas se envolvem em acidentes que resultam em queimaduras. Para aumentar a conscientização e veicular mais informações sobre as formas de prevenção, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) lançou a campanha de Junho Laranja.

As lesões causadas por queimaduras atingem a pele — podendo destruir parcial ou totalmente os anexos subcutâneos, músculos, tendões e ossos. Em locais específicos do corpo, as lesões também prejudicam a funcionalidade da área e a mobilidade do indivíduo. "Mediante ao elevado número de acidentes envolvendo queimaduras, que ocorre principalmente no ambiente domésticos e com crianças, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica considerou de máxima importância apoiar o Junho Laranja e divulgar informações de prevenção contra esses acidentes, que muitas vezes poderiam ser evitados com atitudes simples," afirma Lydia Masako Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dados informam que 77% dos casos de queimadura ocorrem em casa. Na última década, mais de 3 mil crianças, de 0 a 14 anos, morreram em decorrência de acidentes e quase 221 mil foram hospitalizadas.

"O paciente que sofreu uma queimadura mais profunda só abandona o risco de morte quando passa por cirurgia plástica que repara as lesões e evita infecções severas, que podem resultar em problemas de saúde ainda mais comprometedores," pontua Alfredo Gragnani Filho, médico cirurgião-plástico especializado em acidentes com queimaduras.

Já nos casos mais graves são necessários maiores cuidados, com a possibilidade de cirurgias de enxerto ou por meio da transferência de pele e tecidos irrigados por artérias até o local da queimadura. 

Em casos mais leves, é possível tratar as lesões apenas com a troca de curativos e pomadas cicatrizantes para regeneração do tecido. 

Cuidado com álcool líquido 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica chama a atenção para o fato de que a maioria dos casos de queimadura são causadas pelo uso do álcool líquido. "A informação é especialmente importante uma vez que a liberação da venda de álcool líquido foi excepcionalmente autorizada no Brasil, devido à covid-19, aumentando os riscos de acidente," diz a instituição.

Nesta terça-feira, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; a Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte; a Associação Médica de Brasília, em Brasília; o Palácio dos Bandeiras e o Centro Cultural Fiesp, em São Paulo estarão iluminados na cor laranja em homenagem à campanha de prevenção de queimaduras. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação