O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) cumpre, na manhã desta segunda-feira (5/6), um mandado de busca e apreensão no endereço da ex-diretora da Escola Estadual Verner Grinberg, em Monte Verde, distrito de Camanducaia, Região do Sul de Minas.
Segundo as investigações iniciadas em março deste ano, a profissional da educação teria desviado mais de R$ 300 mil de verbas públicas destinadas ao Caixa Escolar.
O valor deveria ter sido utilizado para diversas ações, como reformas de acessibilidade, merenda escolar e compra de novos mobiliários. Contudo, os indícios colhidos até o momento indicam que o dinheiro foi para a conta bancária da então diretora.
- Homem é preso por estuprar 6 crianças, entre irmãs e sobrinhas
- Criança de 6 anos morre vítima de picada de escorpião em Goiás
- Menino de 2 anos escolhe "ventilador" para tema de aniversário
O ato da ex-diretora configura a prática do crime de Peculato (art. 312 do Código Penal). Ela também poderá responder pela prática de improbidade administrativa, que é o ato realizado por algum agente público que fira os princípios fundamentais da Administração Pública.
O Poder Judiciário decretou a medida cautelar necessária para que os valores, que supostamente foram desviados pela profissional em razão do cargo, sejam ressarcidos ao estado de Minas Gerais, de forma a se evitar o prejuízo no desenvolvimento das atividades escolares.
Além do MP, as buscas e apreensões ocorrem por meio da Promotoria de Justiça de Camanducaia e da Coordenadoria Regional de Defesa do Patrimônio Público do Sul de Minas Gerais, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Pouso Alegre.
Saiba Mais
- Brasil Motorista será indenizado ao ser chamado de "Valesca Popozuda" por colegas
- Brasil Casal que estava com bebê desaparecido de SC é solto pela Justiça de SP
- Brasil Homem é preso por estuprar 6 crianças, entre irmãs e sobrinhas
- Brasil Criança de 6 anos morre vítima de picada de escorpião em Goiás
- Brasil Menino de 2 anos escolhe "ventilador" para tema de aniversário
- Brasil Rombo milionário e fábrica em obra há 34 anos: a crise que fez governo intervir na produção de vacina BCG
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.