Que o Brasil era conhecido por sua grande diversidade culinária não é novidade, mas uma nova pesquisa destacou que quatro cidades do país são bons roteiros para aqueles que querem experimentar comidas típicas. O novo ranking da enciclopédia gastronômica Taste Atlas, publicado em dia 8 de maio, deu destaque para as cidades de São Paulo (13º), Rio de Janeiro (32º), Recife (67º) e Belo Horizonte (78º), respectivamente.
Além disso, no levantamento, as cidades presentes entre os 50 locais ideais para uma experiência gastronômica de pratos típicos, apresentavam o prato mais procurado na região. Em São Paulo, a coxinha foi eleita como a mais procurada e no Rio foi a feijoada.
O número de cidades brasileiras presentes no ranking se igualou apenas à França e o México. Grécia, Espanha, China, Turquia, Índia, Argentina, Colômbia, Sérvia, Portugal e mais tiveram menos cidades representantes.
Já Itália e Estados Unidos dominaram o ranking. A Itália teve ao todo 15 representantes inclusive os dois primeiros lugares. Já os EUA tiveram 22 cidades listadas, a primeira delas apenas na 7ª posição.
Segundo levantamento, a lista foi compilada a partir da combinação do banco de dados deles com as avaliações de restaurantes no Google. "Juntamos a média das avaliações dos melhores pratos locais e regionais servidos em uma determinada cidade, a avaliação média dos pratos nacionais servidos naquela cidade e a classificação média do Google dos melhores restaurantes tradicionais de aquela cidade", diz o comunicado da Taste Atlas.