Investigação

Dupla é presa por tráfico de pessoas ao ser flagrada com bebê desaparecido de SC

Nicolas Areias Gaspar, 2 anos, foi visto pela última vez em 30 de abril, em Santa Catarina. O homem e a mulher foram presos em flagrante em São Paulo

Durante uma abordagem em Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, um bebê foi encontrado em um carro com Roberta Porfírio, 41 anos, e Marcelo Valverde, 52 anos, que foram presos em flagrante por sinais de tráfico de pessoas e adoção ilegal. A criança era Nicolas Areias Gaspar, 2 anos, que foi dado como desaparecido em 30 de abril, em Florianópolis. Os tios maternos e a avó do menino abriram um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento na última quinta-feira (4/5).

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, informou que um carro suspeito estava sendo rastreado na capital paulista desde segunda-feira (8). Monitorando a rota do veículo, acompanharam quando Roberta saiu de casa e encontrou Marcelo.

Ao ser questionada durante a abordagem, a mulher apresentou o que seria a Certidão de Nascimento do garoto. Além disso, disse que a mãe da criança tinha feito a doação de Nicolas e que ela e Marcelo estavam a caminho de regulamentar a condição no Forúm. É previsto como crime no Código Penal, no artigo 242, registrar como próprio o filho de outra pessoa.

Manoel Galeno, delegado de Santa Catarina, comunicou que o casal deve ser ouvido nesta terça-feira (9). A mãe de Nicolas, que está internada em uma UTI, seria ouvida hoje, mas não houve retorno do hospital sobre a possibilidade de oitiva.

Em nota nas redes sociais, a PMSC informou nesta segunda-feira que já sabia a localização de Nicolas. Além disso, disse que a equipe do Programa SOS Desaparecidos se prontificou a localizar o bebê desde o momento da notificação de desaparecimentoe, conseguindo encontrá-lo na tarde de ontem. A criança está com o Conselho Tutelar de São Paulo e, em conjunto com a Polícia Militar e Civil de Santa Catarina, trabalha para o retorno da criança ao estado.

O governador de Santa Catarina, Jorginho de Mello (PL), gravou um vídeo comentando o assunto e informando a localização da criança. Segundo ele, um avião de Santa Catarina irá buscar o menino ainda hoje para devolvê-lo à família. Também afirmou que as investigações sobre como Nicolas foi raptado continuarão.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro