MEIO AMBIENTE

Marina Silva escolhe ambientalista Mauro Pires para presidir ICMBio

Processo seletivo analisou 18 candidaturas e teve três finalistas. O servidor Mauro Pires, analista ambiental do ICMBio, foi o escolhido para presidir o órgão

O Ministério do Meio Ambiente anunciou, nesta sexta-feira (5/5), a escolha do Mauro Oliveira Pires como novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com a pasta, em fevereiro, foi instituído um Comitê de Busca, com a participação de cinco especialistas em conservação ambiantal para elaborar uma lista tríplice para definir o novo presidente do ICMBio. O processo levou 50 dias e foram analisadas 18 candidaturas e, ao final, apresento-se a seguinte lista tríplice, em ordem alfabética: Alexander Turra, Iara Vasco Ferreira e Mauro Oliveira Pires, "todos com currículo de excelência".

Após análise do resultado apresentado pelo Comitê de Busca, foi escolhido Mauro Pires, analista ambiental do ICMBio. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pires tem mestrado em Sociologia e é doutorando em desenvolvimento sustentável, ambos pela Universidade de Brasília (UnB).

No MMA, exerce o cargo de secretário executivo-adjunto, e já foi diretor de Políticas de Combate ao Desmatamento, chefe de gabinete da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, coordenador do Núcleo Cerrado e Pantanal, diretor do Departamento de Extrativismo e secretário substituto das secretarias de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas, segundo a pasta.

No Ministério do Desenvolvimento Agrário, Pires foi diretor de Planejamento, Avaliação e Monitoramento do Programa Terra Legal. Na UnB, foi pesquisador na área de conservação da biodiversidade do Cerrado e ciência e tecnologia. Também foi co-fundador da Rede Cerrado de ONGs, assessor do Instituto Sociedade População e Natureza, integrante do conselho da Fundação Pro Natureza e do Instituto Brasil Central e representante das entidades ambientalistas do Centro Oeste no Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Em nota, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, agradeceu aos integrantes do Comitê pelo trabalho voluntário, assim como aos candidatos e candidatas, por sua participação no processo seletivo. Ela também agradeceu ao trabalho do servidor Marcelo Marcelino de Oliveira que exerceu o cargo de presidente do ICMBio interinamente. 

 

Saiba Mais