Um amigo, cujo nome foi mantido em sigilo para não atrapalhar as investigações, é o principal suspeito da morte do ator Jeff Machado, de 44 anos, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. O corpo do artista foi encontrado na segunda-feira — as imagens da retirada foram divulgadas nesta quinta-feira — em um baú sob dois metros de concreto, no quintal de uma casa em Campo Grande, bairro próximo de onde morava.
Dentro do baú, havia um fio em torno do pescoço de Jeff, que estava também com os braços amarrados. Os despojos estavam em adiantado estado de decomposição, o que impediu a perícia de determinar a causa da morte — embora a polícia acredite na possibilidade de estrangulamento.
Agentes da Delegacia de Descoberta de Paradeiros descobriram há cerca de 15 dias que Jeff estava morto, após terem conseguido a quebra do sigilo telefônico do principal suspeito.
Natural de Araranguá (SC), mas morador do Rio há nove anos — para onde veio em busca de melhores oportunidades de trabalho —, Jeff estava desaparecido desde 27 de janeiro. Segundo uma amiga de infância do ator, a esteticista Cintia Helsendeger, o principal suspeito de tê-lo matado foi apresentado a ela a aproximadamente quatro anos. O homem teria se aproximado de Jeff depois de se apresentar como produtor e fotógrafo, e de prometer a ele alavancar a carreira.
Conforme Cintia, em pouco tempo o amigo — que ela descreve como branco, de estatura média e de barba, que teria aproximadamente 40 anos — tomou conta da vida do ator. Jeff era formado em jornalismo e cinema e, no início da carreira, chegou a atuar como colunista social em revistas de Florianópolis e Rio do Sul, município do Vale do Itajaí. Em 1997, se mudou para São Paulo e, vivendo entre a capital paulista e o Rio de Janeiro, dedicou-se ao estudo das artes cênicas.
Em 2008, Jeff voltou para Florianópolis, onde trabalhou nas áreas de imprensa e artes. Foi assessor de imprensa, produtor, diretor de arte, cenógrafo e vitrinista. Em 2014, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhava como ator e tinha como principal hobby o surfe.
Antes de desaparecer, o ator interpretava um soldado filisteu na novela "Reis", exibida desde março de 2022 pela Record TV. Os cães do artista foram encontrados em situação de abandono e seis foram levados para tratamento em uma clínica veterinária. Foi por causa do estado precário dos animais que começaram as suspeitas de que ele estava desaparecido.
Saiba Mais
- Brasil Mãe que viralizou dançando e usando roupa transparente: "Faria tudo de novo"
- Brasil Dono é condenado a pagar R$ 200 mil a município ao demolir próprio imóvel
- Brasil Vídeo mostra momento em que corpo do ator Jeff Machado é achado em baú
- Brasil Capes e universidade da Inglaterra fecham parceria na área ambiental
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.