EDUCAÇÃO

Capes e universidade da Inglaterra fecham parceria na área ambiental

O acordo com a Universidade de Birmingham durará cinco anos e cria a Cátedra Chico Mendes

Helena Dornelas
postado em 25/05/2023 22:01
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES e Robin Mason, pró-reitor de Internacionalização da Universidade de Birmingham -  (crédito: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES e Robin Mason, pró-reitor de Internacionalização da Universidade de Birmingham - (crédito: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Universidade de Birmingham, da Inglaterra, assinaram um acordo de cooperação nas áreas de ciências ambientais e mudanças climáticas. A parceria foi assinada na tarde desta quinta-feira (25/5) e cria o programa Cátedra Chico Mendes, homenageando o ambientalista e ativista brasileiro que morreu em 1988.

O acordo veio após a Universidade de Birmingham firmar um acordo com o Ministério da Educação (MEC), voltado para o compromisso comum de colaboração através da criação de um Instituto do Brasil na Universidade.

A parceria deve durar 5 anos e prevê ao menos um edital por ano, e um investimento de R$ 3,3 milhões pela Capes. Cada seleção deve englobar uma bolsa cátedra para um pesquisador com título de doutor há pelo menos 15 anos, e o cientista poderá indicar um bolsista de pós-doutorado e um de doutorado-sanduíche. Os benefícios durarão de 6 a 12 meses.

A Capes será responsável por elaborar e promover os editais e processos seletivos aos bolsistas e arcar com os custos durante a estadia dos pesquisadores na Inglaterra. As mensalidades das bolsas serão 3,5 mil euros (cátedra), 1,7 mil euro (pós-doutorado) e 1,3 mil euro (doutorado-sanduíche).

As inscrições para os semestres de verão, que prevê o início das atividades para março, se darão entre julho e agosto de cada ano. Para os de inverno, que começam em setembro, as candidaturas deverão ser apresentadas em janeiro e fevereiro.

Os processos seletivos acontecerão de setembro a dezembro, no de verão, e de março a junho, nos de inverno. Os resultados dos editais sairão em dezembro, para o verão, e junho, para o inverno.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação