O Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou nesta sexta-feira (19/5) que a nova carteira de identidade, em fase de implementação, passará por mudanças no layout com o objetivo de tonar o documento mais inclusivo. Agora, a identidade unificará o campo "nome", sem distinção entre o nome social e o nome de registro civil. Outra diferença será a extinção do campo "sexo".
- Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia: entenda mais sobre a data
- Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida hoje
As alterações, segundo o governo, atendem a um pedido do Ministério dos Direitos Humanos para tornar o documento mais representativo. O anúncio das alterações foi realizado durante a cerimônia alusiva ao Dia de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, realizada na quarta-feira (17).
A mudança deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) no fim de junho e, então, passará a valer de modo imediato. Os estados têm até 23 de novembro para aderir à emissão do novo documento.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
- Economia Brasil passa por tendência de envelhecimento da força de trabalho, diz CNI
- Esportes 'Gigante' ao lado de Mbappé, Wembanyama não será o mais alto da NBA
- Cidades DF Massa de ar seco traz clima ameno ao DF pela manhã desta sexta (19/5)
- Brasil Vereadores votam aumento de salário na praia e MP pede danos morais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.