Para registrar a fase da vida de recém-nascidos e fortalecer o vínculo entre mãe e filho, os bebês das detentas do Centro Prisional Feminino de Cariacica, em Vitória, no Espírito Santo, ganharam um ensaio fotográfico. A ação faz parte do projeto "Da gestação para a vida", que teve início em 2019. A unidade prisional disponibilizou diversos cenários com roupas, mantas, brinquedos e tapetes.
Segundo Graciele Sonegheti Fraga, diretora do centro prisional, há quatro detentas que tiveram filhos recentemente — todos com menos de 45 dias de vida. “O objetivo é fazer com que as crianças tenham uma memória desta fase da vida. É uma forma de minimizar o dano provocado pela condição de prisão das mães. Ao mesmo tempo, promovemos o estreitamento dessa relação afetiva e o fortalecimento do vínculo mãe e filho”, pontuou.
O ensaio foi realizado de maneira voluntária pela fotógrafa Luana Andrioli. "Fico muito feliz por colaborar com o projeto. Cada vez que vou até o presídio para fotografar os bebês, saio diferente. É sempre um aprendizado. O amor toma conta daquele lugar, pois o bem está presente nos corações de quem se une a favor do próximo. É uma ação que dá mais sentido a minha vida", disse a profissional.
De acordo com a Secretaria de Justiça do estado, as internas permanecem em companhia dos filhos pelo período mínimo de seis meses. Após o tempo legal, a guarda provisória das crianças é concedida a um familiar, com a anuência do Poder Judiciário. Para a interna Jessica Raiany, o projeto da unidade prisional será uma recordação.
“Fiquei surpresa com a iniciativa da unidade prisional. O projeto é muito importante para nós, pois estamos privadas de liberdade e não teríamos como registrar esse momento. Será uma recordação dessa fase da vida para nossos bebês. As fotos ficaram lindas. São fotos profissionais, dignas de príncipes e princesas”, afirmou Jessica.
Veja as fotos:
Com informações da Secretaria de Justiça do Espírito Santo*
Saiba Mais
- Esportes Aos 9 anos, brasiliense Bella Simões almeja competir no US Open
- Política Apesar da liberdade provisória, situação jurídica de Torres segue delicada
- Mundo A fascinante história da ilha que deu origem à cidade de Nova York e foi vendida por US$ 1
- Blogs Redirect Mães solo concurseiras: resiliência, amor e motivação para conquistar o sonho da aprovação
- Política MST pressiona e governo promete 'assentamentos emergenciais' no País
- Cidades DF Semana será de seca e grandes variações de temperatura no DF
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.