Saúde

Governo do MS oferecerá cirurgia plástica pelo SUS a jovens vítimas de bullying

Crianças e adolescentes poderão realizar cirurgias plásticas de correção das orelhas e estrabismo, bem como de retirada de mama, tanto feminina, quanto masculina; todas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Tainá Andrade
postado em 10/05/2023 17:31 / atualizado em 10/05/2023 17:32
 (crédito: Pixabay)
(crédito: Pixabay)

Dentro do projeto "MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila", do governo do Mato Grosso do Sul, crianças e adolescentes poderão realizar cirurgias que façam reparos na aparência, com o objetivo de estancar o bullying. O governo chama as cirurgias de “prevenção” já que a ideia, que une as secretarias estadual de Saúde e Educação, é diminuir a vontade do estudante de abandonar a escola. A resolução foi publicada, nesta quarta-feira (10/5), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Ainda segundo o governo do estado, a iniciativa tem como objetivo “diminuir a evasão escolar decorrente dessa situação”, informa em nota a pasta de Saúde do Mato Grosso do Sul. Os pedidos serão solicitados por meio de boletins de ocorrência, feitos na Polícia Civil do estado, motivados pela zombaria. Os primeiros atendidos poderão ser as vítimas que registraram a acusação no ano passado. Segundo a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) foram notificados 142 casos em 2022.

Crianças e adolescentes poderão realizar as cirurgias plásticas de retirada de mama, tanto feminina, quanto masculina, correção das orelhas e estrabismo, todas oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O governo esclarece, ainda, que há 30 encaminhamentos para correção de estrabismo na lista de espera. Os procedimentos cirúrgicos variam entre R$ 500 e pouco mais de R$ 1.700, segundo a tabela de valores do SUS.

Mutirões

A novidade faz parte do plano de governo do Mato Grosso do Sul de redução das filas de cirurgias eletivas e ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos e exames com finalidade diagnóstica no SUS. De acordo com a resolução, é parte da estratégia da Saúde do estado a “ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos e exames complementares, em especial àqueles com demanda reprimida”.

O objetivo, além de reduzir filas, é aumentar a quantidade de consultas, exames e cirurgias — entre o mês corrente e abril de 2024 — a 79 municípios sul-mato-grossenses, por meio de atendimento eventual ou de mutirões.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação