Jornal Correio Braziliense

Chuva e destruição

Defesa Civil reconhece estado de emergência em 8 estados devido a chuvas

Cidades do Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina sofrem com as chuvas intensas

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência nos estados do Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A portaria foi publicada nesta quinta-feira (20/4) no Diário Oficial da União (DOU).

As ocorrências registradas por meio do Formulário de Informações do Desastre (FIDE) em 25 cidades envolvem chuvas intensas, inundações, deslizamentos e enxurradas.

No Ceará, cinco municípios sofrem com as fortes precipitações. São eles: Barreira, Farias Brito, Pedra Branca, Piquet Carneiro e Tururu. A barragem do município chegou a romper, deixando diversas casas e comércios alagadas.

Mortes, inundações e tempestades

Já no Maranhão, o cenário grave já deixou seis mortos e mais de 40 mil famílias afetadas, com 2,4 mil desabrigadas e 6,2 mil desalojadas. As cidades de Arari, Codó, Pedro do Rosário e Presidente Juscelino, foram reconhecidas na portaria como vítimas de inundações; em Santa Helena e Satubinha, o desastre descrito consta como chuvas intensas. O total de cidades em estado de emergência chegou hoje a 79.

Minas Gerais emitiu na quarta-feira (19) um alerta para chuvas fortes em, pelo menos, 462 localidades, e a Defesa Civil reconheceu que Araxá sofre com deslizamentos.

Deodápolis, no Mato Grosso do Sul, é outra localidade que teve o estado de emergência decretado por chuvas intensas. Na unidade federativa, que também está em alerta, tempestades vêm castigando cidades como Bataguassu e Aquidauana.

No Pará, Alenquer, Aurora do Pará, Cachoeira do Piriá, Goianésia do Pará, Irituia e Medicilândia sofrem com as fortes precipitações que chegaram a causar a interdição de diversas rodovias, como a BR-010/PA em Irituia, além da ponte sobre o rio Piriá ter sido totalmente interditada devido a elevação do nível da água.

As outras cidades reconhecidas que tiveram situação de emergência reconhecida foram Almino Afonso (RN), Caraúbas (RN), Taboleiro Grande (RN), Maquiné (RS), Morrinhos do Sul (RS) e Turvo (SC).

Uma massa de ar polar avança sobre o centro-sul do país desde quarta. O Climatempo indica que esta será a massa de ar mais intensa do ano até o momento, o que pode derrubar as temperaturas, inclusive, em Rondônia e no Acre. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por sua vez, afirma que até o sábado (22) é esperado volume expressivo de chuva em Santa Catarina.