Jornal Correio Braziliense

Mato Grosso do Sul

Turistas flagram momento em que Jiboia de quase 2 metros engole pássaro

A jiboia estava pendurada em uma árvore no momento em que os turistas filmaram a captura e a predação da ave

O momento em que uma jiboia de quase 2 metros captura e come um anu-branco foi flagrado por turistas que passeavam em uma pousada na cidade de Aquidauana, no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Em um vídeo feito pela gerente da pousada Aguapé, Joana Murano, é possível ver o momento em que a cobra devora a ave.

Joana conta que durante um passeio de safari fotográfico na pousada dois guias avistaram a jiboia no momento que atacou o anu-branco e avisaram na recepção: "eles (guias) passaram um rádio na recepção da pousada, do lugar perto da recepção, da sede e aí nós fomos até lá pra ver e aí fizemos o registro"

Em cerca de 20 minutos, a cobra da o bote e constringe a ave, e inicia o processo de alimentação. A gerente conta que o alguns turistas ficaram com medo pois a cobra estava camuflada até capturar a ave. "Sabemos que a jiboia é inofensiva, mas alguns turistas sim, alguns tiveram um pouco de medo, ficaram em cima do carro vendo a cena". Veja o vídeo abaixo:

Segundo a bióloga Flavia Maria Barbosa, mestre em planejamento e gestão ambiental, apesar do susto as jiboias não oferecem perigo aos turistas: "A jiboia é uma cobra não venenosa e não possui dentes inoculadores de veneno. Ela mata as presas por constrição, ou seja, se enrola no animal e mata por asfixia, assim consegue engolir a presa".

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori