Jornal Correio Braziliense

Educação

Ipec: 59% dos brasileiros acreditam em melhora da educação brasileira nos próximos 4 anos

Para 32% dos entrevistados pelo instituto, a educação vai piorar durante os quatro anos da terceira gestão de Lula na presidência. Outros 9% não concordaram e nem discordaram com a afirmação, ou não souberam responder.

Um estudo divulgado nesta terça-feira (18/4) pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), em parceria com a organização Todos Pela Educação, revelou que 59% dos brasileiros acreditam que a educação brasileira vai melhorar nos próximos quatro anos. O período coincide com o tempo de mandato do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o de governadores eleitos em outubro do ano passado.

Entre os entrevistados que acreditam na melhora da educação nos próximos anos, 34% concordam totalmente que esse será o cenário futuro do ensino no país, enquanto que 25% concordam em parte com o pressuposto. Por outro lado, 32% das pessoas que participaram do levantamento creem que a educação vai piorar neste mesmo período. Destes, 19% acreditam nisso totalmente, e 13%, em parte.

O instituto também questionou os participantes se eles acreditavam que os governantes e políticos do país estão comprometidos com a qualidade da educação brasileira. Para a maioria (53%), a afirmação é totalmente verdadeira. Apenas 26% acreditam que a educação não é prioridade da classe política e dos líderes do país.

Além disso, 94% dos entrevistados concordam que a educação deveria ser uma das três prioridades dos governantes de cada estado. A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 1º e 5 de abril e possui margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro