A Justiça de São Paulo determinou a apreensão de uma aeronave PILATUS, modelo PC 12/47E número de série 1127, que pertence ao apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, como parte do processo movido pelo banco Nacional Bank sobre a dívida de mais de R$ 21 milhões da empresa Intertevê Serviços Ltda, de Valdemiro.
De acordo com o processo, disponível na consulta processual do TJSP, o juiz Felipe Poyares Miranda determinou a apreensão sobre pena de multa por ato atentatório à dignidade da Justiça, no montante de 20% sobre o valor de débito.
De acordo com o colunista Rogério Gentile do portal UOL, em 2018 o banco informou à Justiça que o genro e representante da empresa Intertevê de Valdemiro, Filipe Pires Ianne (atualmente ex-genro do apóstolo), assinou um termo confessando a dívida e colocando o avião como garantia de pagamento.
O banco também acusa Valdemiro de tentativa de ocultação da aeronave ao transferir a propriedade para a empresa de uma das filhas, Eu Transpiro Adoração, que também é citada no processo.
O apóstolo nega que exista uma dívida e acusa o ex-genro de aplicar um "golpe". Ele também declara que o termo de confissão que o banco anexou no processo foi forjado, uma vez que a procuração assinada por ele para o genro não lhe garantia o direto de assinar um documento do tipo.
Valdemiro ainda pode recorrer da decisão.
A reportagem tentou contato com Valdemiro Santiago, via redes sociais, mas não obteve retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto.
O Correio também tentou contato com Filipe Pires Ianne, pelo e-mail indicado em blog pessoal, mas também não obteve resposta. O espaço segue aberto para futuras manifestações.