O Doodle do Google deste sábado (8/4) celebra o aniversário de 189 anos de José Álvares de Azevedo. Conhecido por ser um grande defensor da educação de deficientes visuais no Brasil, ele foi o responsável por trazer o braille ao país, após conhecer o sistema de escrita com pontos em relevo utilizado para a alfabetização e comunicação de pessoas com deficiência visual desenvolvido por Louis Braille na França.
A data marca ainda o Dia Nacional do Braille. Para ver a homenagem, basta acessar a página de pesquisa do Google pela rede de computadores do Brasil. José Azevedo nasceu cego, em 1834, no Rio de Janeiro. Inteligente e com instinto para investigar o mundo por meio do toque, foi enviado ao exterior para estudar e se desenvolver na única escola especializada em ensino para pessoas com deficiência visual do mundo naquela época, o Instituto Real dos Jovens Cegos de Pari.
- Doodle do Google mostra efeitos das mudanças climáticas na Terra
- Doodle do Google homenageia primeira travesti a atuar em novela no Brasil
Lá, ficou dos 10 aos 16 anos de idade. Ao concluir os estudos, retornou para o Brasil em 1950 com a ideia de disseminar o mesmo ensino que teve e lutou para conseguir fundar a primeira escola para pessoas com deficiência visual no país. Aos 16 anos, José Azevedo começou a dar aulas para pessoas cegas e chegou, até mesmo, a ter uma audiência com D. Pedro II para apresentar a ideia da escola que desejava construir. O imperador abraçou a causa e, assim nasceu o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, que atualmente leva o nome de Instituto Benjamin Constant.
Álvares de Azevedo trabalhou ativamente nas atividades iniciais para a fundação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, mas não conseguiu ver a escola que idealizou ser inaugurada. O jovem professor faleceu seis meses antes, em 17 de março, vítima de tuberculose, aos 19 anos.