AMAZONAS

Deputada invade Ibama e leva a capivara Filó de volta para influencer

A deputada estadual Joana Darc (União-AM) gravou, em live, o momento em que invade instalações do Ibama em Manaus. No vídeo, ela argumenta que foi ao local cumprir decisão judicial pela devolução de Filó ao influencer Agenor Tupinambá

Correio Braziliense
postado em 30/04/2023 13:02 / atualizado em 17/05/2023 17:22
 (crédito: Reprodução/Instagram/@joanadarcam)
(crédito: Reprodução/Instagram/@joanadarcam)

A deputada estadual Joana Darc (União-AM) invadiu uma instalação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Manaus e pegou a capivara Filó neste domingo (30/4). A parlamentar chegou a afirmar que os funcionários do órgão ambiental não estavam cumprindo decisão judicial, mas o Ibama não havia recebido a intimação até o fim da manhã, segundo informou o órgão ao Correio.

A Justiça concedeu a guarda provisória da capivara Filó ao influenciador Agenor Tupinambá em decisão publicada na madrugada deste domingo. Na sexta-feira (28/4), ele havia entregado o animal após determinação do Ibama. Desde então, o influenciador e a deputada Joana Darc tentavam reverter a decisão na Justiça. Em uma primeira decisão, no sábado (29), o juiz concedeu à parlamentar o direito de visitar a capivara nas instalações do Ibama.

Depois disso, determinou que o animal fosse devolvido a Agenor. "(...) Determino que o Ibama seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor, imediatamente (...) Fica autorizado o transporte da Filó, pelo requerente, para que retorne ao seu habitat natural, desde que se comprove que esse transporte se fará com meios seguros", diz a decisão judicial publicada pela parlamentar nas redes sociais. 

O juiz Márcio André Lopes Cavalcante (TRF da 1ª Região) entendeu que Agenor e a capivara Filó vivem em "perfeita e respeitosa simbiose com a floresta e com os animais ali existentes". "Não é a Filó que mora na casa do Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas no Brasil", diz a decisão. O processo corre em segredo de Justiça.

O Ibama argumentou que, até o fim da manhã deste domingo (30/4), não havia recebido a intimação e que, por isso, não devolveria a capivara. Após entrar a força com um grupo de pessoas nas instalações do Ibama em Manaus, Joana Darc saiu de lá com o animal. O Correio tenta contato com a parlamentar e com o Ibama para confirmar se a capivara foi entregue oficialmente.

Entenda o caso

Agenor se tornou popular nas redes sociais ao mostrar a rotina dele ao lado de Filó. Os vídeos precisaram ser apagados após o Ibama multar o influenciador em mais de R$ 17 mil sob a acusação de abuso, maus-tratos e exploração contra animais. À época, ele fez um pronunciamento oficial negando as acusações e contando o que estava ocorrendo aos seguidores.

"É importante registrar que eu nunca fui contra e jamais impediria que a minha amada Filomena um dia se integrasse com um bando de capivaras para seguir sua vida. Foi justamente para isso que eu a salvei, cuidei e guardei um sentimento enorme no meu peito por ela", escreveu Agenor no Instagram.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Deputada Joana Darc no Ibama
    Deputada Joana Darc no Ibama Foto: Reprodução/Instagram/@joanadarcam
  • Deputada Joana Darc no Ibama
    Deputada Joana Darc no Ibama Foto: Reprodução/Instagram/@joanadarcam
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação