Saúde

Atendimento em saúde chega ao metaverso com empresa brasileira

Pacientes podem fazer consultas e compartilhar resultados de exames com equipe médica. Tecnologia aprimora ainda mais os avanços já obtidos com a telemedicina

Taísa Medeiros
postado em 28/04/2023 17:38 / atualizado em 28/04/2023 17:39
 (crédito: Divulgação/AsQ)
(crédito: Divulgação/AsQ)

A telemedicina, impulsionada pela pandemia da covid-19, já se tornou uma realidade em todo o mundo, e ganha novas camadas com a ascensão do metaverso. O mundo virtual que simula a realidade vem revolucionando a maneira como a tecnologia pode contribuir com tarefas do dia a dia. De acordo com o Saúde Digital Brasil, o teleatendimento aumentou 316% durante a pandemia e o ambiente virtual 3D pode ser uma forma de melhorar a experiência dos pacientes durante os atendimentos.

Uma empresa brasileira inaugurou a modalidade no metaverso. A startup catarinense AsQ inaugurou a primeira clínica de atenção primária à saúde (APS) no mundo virtual. O ambiente simula o espaço físico de uma clínica, com recepção, sala de espera, consultórios equipados e o principal: equipe multidisciplinar de profissionais da saúde. Ao visitar o espaço virtual com o seu avatar, o paciente pode realizar uma consulta e, até mesmo, compartilhar resultados de exames com o médico. A experiência tem potencial para mudar a relação médico-paciente.

A solução funciona como uma extensão da clínica de APS digital que a AsQ já oferece às empresas. O acesso pode ser feito por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como um computador ou smartphone. A consulta médica é agendada por um aplicativo e, a partir daí, basta que o paciente acesse o espaço virtual com seu avatar.

O ambiente da clínica pode ser customizado de acordo com as necessidades do paciente. "Essa possibilidade proporciona às pessoas uma experiência mais confortável e segura durante consultas, exames e procedimentos”, explica Guilherme da Rosa Paranhos, CEO da Metaverso Startup.

Treinamento

A tecnologia também é uma ferramenta de treinamento para os profissionais da clínica, que podem simular situações médicas e aprender a lidar com diferentes tipos de pacientes e emergências de forma mais eficiente e realista. A clínica pode linkar produtos e serviços de parceiros, palestras, eventos e outros projetos, para oferecer mais benefícios aos pacientes e transformar a experiência em algo ainda mais imersivo. “Dessa forma, podemos ajudar a driblar o desafio de engajar os pacientes nesse novo ambiente virtual", afirma André Machado, CEO da AsQ.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE