O menino Lucas de Paiva Cerqueira, de apenas dois anos, precisa de uma traqueoplastia que, somando os custos da cirurgia, do pós-operatório e das medicações, custará R$ 140.000. A família do paciente criou uma vaquinha virtual para arrecadar o valor, e já conta com 647 apoiadores, mas a caminhada até o objetivo ainda é longa.
A criança contraiu bronquiolite em maio de 2022, e precisou ser entubada por quase dois meses, passando um mês inteiro no Centro de Terapia Intensiva (CTI). A doença evoluiu e passou a exigir de Lucas um grande esforço para respirar, apesar de todos os remédios prescritos.
Diante da dificuldade para respirar, o menino precisou ser entubado por 15 dias. Os médicos tentaram tirar o paciente da intubação quatro vezes, mas não obtiveram sucesso, porque o problema havia evoluído para uma estenose de grau quatro. A única saída encontrada, até o momento, era a traqueostomia.
No momento, Lucas está em tratamento para se livrar da traqueostomia. Os doutores já tentaram abrir a traqueia do paciente com um balão de dilatação três vezes e não conseguiram, restando apenas a cirurgia de traqueoplastia como solução para o caso. O procedimento tem como objetivo retirar a estenose e reconstruir a traquéia.
De acordo com Hortênsia, mãe de Lucas, o guerreiro de dois anos já conseguia formar palavras e agora, por causa da doença, não consegue mais emitir nenhum som. Ela deseja que o filho possa voltar a brincar com água e areia, entrar em uma piscina e se livre da rotina diária de cuidados com a traqueostomia.
Saiba Mais
- Brasil Pandemia fez cobertura vacinal no Brasil retroceder, aponta Unicef
- Brasil Vídeo flagra casal à deriva dentro de bolha inflável na praia de Copacabana
- Brasil Twitter remove selo de usuários que não pagam por verificação
- Brasil "Velho nojento", disse suspeito de matar idoso de 82 anos em SP
- Brasil Presa influencer com milhões de seguidores que incentivou ataque em escolas
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.