Um indígena de 17 anos, identificado como Daniel de Sousa Santos, foi morto a tiros em uma área de proteção no município de Pau Brasil, no sul da Bahia. A autoria e a motivação do crime estão sendo apuradas pela Polícia Civil. A corporação informou ao Correio que o caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial. Não há informações sobre a etnia do jovem.
- Conflito entre indígenas Pataxó e fazendeiros se agrava no sul da Bahia
- Aumenta o conflito por terra no país, aponta a Comissão Pastoral da Terra
O sul da Bahia é um dos locais de intenso conflito entre povos originários e fazendeiros. Entre as Terras Indígenas Comexatibá e Barra Velha do Monte Pascoal, por exemplo, ao menos sete indígenas morreram desde junho do ano passado, entre eles o adolescente Gustavo Pataxó, de 14 anos. O Correio entrou em contato com o Conselho Indigenista Missionário para saber mais informações e aguarda retorno.
Aumento do número de conflitos por terras
Segundo a Comissão Pastoral da Terra, os indígenas são as principais vítimas das disputas territoriais no país. No quesito Terras Indígenas (TI), das 661 invasões na última década, 411 ocorreram entre 2019 e 2022. "Essas ações associam-se a outra registrada pela CPT: o desmatamento ilegal, que em 2022 atingiu 59.318 famílias no país", diz a Comissão.
Saiba Mais
- Cidades DF Major que chamou viatura para levar amigo vai assumir cargo na CLDF
- Política Senado recebe ministro Waldez Góes para falar de infraestrutura
- Economia Tebet garante aumento real do salário mínimo em 2024: "Promessa de campanha"
- Enem Acesso Enem UnB: últimos dias para realizar inscrições na seleção
- Diversão e Arte Festival PicniK está de volta para celebrar aniversário de Brasília
- Cidades DF Suspeito de cometer estupro de vulnerável é preso com pornografia infantil
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.