Muitos brasileiros se acostumaram a chamar de Sábado de Aleluia o dia entre a morte de Cristo (Sexta-feira da Paixão ou Santa) e a ressurreição (Domingo de Páscoa). Mas é bom saber que essa denominação é antiga: o correto é Sábado Santo, diz o reitor e pároco do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia, padre Marcelo Silva, de Belo Horizonte.
Segundo padre Marcelo, tudo é uma questão de evolução e aperfeiçoamento da linguagem na Igreja. "Até o Concílio Vaticano II (década de 1960), por exemplo, falava-se extrema unção, e hoje é unção dos enfermos, exatamente porque a linguagem evolui e há termos muito limitados".
- Cerca de 60 mil fiéis acompanham a encenação da Paixão de Cristo
- Fiéis ressaltam a beleza da encenação da via crucis no Morro da Capelinha
O Sábado Santo, quando começa a vigília pascal, à espera da ressurreição de Jesus, ganhou esse novo nome por uma questão mais ampla a assertiva da linguagem, permitindo uma compreensão mais ampla. "Com isso, há a santidade do sábado, "e com ele vamos vencendo as mortes do cotidiano".
Saiba Mais
- Diversão e Arte Marieta Severo revela bastidores de cena íntima com Marco Nanini
- Brasil Malhação de Judas em Juiz de Fora tem boneco de Felipe Neto
- Diversão e Arte Camila Queiroz revela como se reconciliou com a Globo após saída polêmica
- Brasil Aeronave é destruída após fechamento do espaço aéreo em terra Yanomami
- Brasil Ladrão devolve R$ 90 mil roubado no dia anterior para limpar consciência
- Brasil Vídeo: Cãozinho leva biquíni cor-de-rosa de loja em Divinópolis
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.