Um ataque brutal em uma creche em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (5/4) deixou quatro crianças mortas, segundo informações da Polícia Militar estadual.
No início da manhã, um homem invadiu a creche Bom Pastor, que fica na Rua dos Caçadores, no bairro Velha, e atacou as crianças que estavam no local. Uma outra criança ficou gravemente ferida. A arma utilizada no crime ainda não foi localizada.
As crianças mortas foram identificadas como Bernardo Cunha Machado, de 5 anos; Bernardo Pabest da Cunha, 4; Larissa Maia Toldo, 7; e Enzo Marchesin Barbosa, de 4 anos. Além das mortes, o ataque deixou outras cinco crianças feridas. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 9h para atender a ocorrência.
- Três meninos e uma menina morreram no ataque à creche de Blumenau
- Prefeitura vai instalar comitê de crise após ataque em creche de Blumenau
- Homem que matou crianças em creche de Blumenau pulou o muro, diz delegado
- Ataque em creche em Blumenau foi feito com uma machadinha
- Lula se pronuncia sobre morte de crianças em creche: "Tragédia inaceitável"
- O que se sabe sobre ataque que matou 4 crianças em creche de Blumenau
De acordo com informações preliminares, o suspeito se entregou as autoridades policiais. Ele tem 25 anos, mas identidade ainda não foi revelada. Pais, patrulhas policiais e ambulâncias estão no local. A polícia de Santa Catarina vai fazer uma varredura nas redes sociais do suspeito. "A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática tem expertise na extração de dados de telefone e computadores. A gente quer identificar se tem mais algum participante, se mais alguém participou, como ele tramou esse plano, onde ele obteve informações", disse o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.
ATENTADO: Homem com machado invade creche e mata crianças na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. De acordo com informações preliminares, os bombeiros encontraram 4 crianças mortas e outras feridas. O alvo foi a creche Bom Pastor e o criminoso está detido. Foto: Redes sociais. pic.twitter.com/QYzkreIFOj
— Renato Souza (@reporterenato) April 5, 2023
Luto oficial
Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, decretou luto oficial de três dias no estado devido a tragédia e se manifestou lamentando nas redes sociais:
É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de três feridos.
— Jorginho Mello (@jorginhomello) April 5, 2023
O presidente do PSol de Florianópolis, Leonel Camasão, também se pronunciou:
????HORROR - Homem invade creche em Blumenau e ataca crianças com um machado! Segundo informações preliminares de @omunicipioblu, há mortes no local. O horror do extremismo está vivo e infiltrado em todos os lugares. pic.twitter.com/0JOO7KKDmG
— Leonel Camasão ???? (@camasao50) April 5, 2023
Outros casos
Ataques em escolas por todo o Brasil têm se tornado recorrentes. No início da semana passada, especificamente em 27 de março, um adolescente de 13 anos realizou um ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, resultando na morte de uma professora de 71 anos.
Um dia após o caso, um aluno de 15 anos tentou atacar colegas com golpes de faca, em 28 de março, na escola municipal Manoel Cícero, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O menor tentou esfaquear os colegas e foi contido por outros alunos e funcionários.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.