Foi sancionada, nesta terça-feira (4/4), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a lei que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão. A data será comemorada no dia 10 de outubro, marcado como o Dia Mundial da Saúde Mental. A ideia é que a segunda semana daquele mês seja usado para fomentar debates, avanços científicos e tratamentos adequados à doença.
Também será uma forma de implementar mais políticas públicas sobre o assunto. O governo quer estimular o acesso à atenção à saúde mental, já que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 a depressão poderá ser a doença mais comum no mundo.
- Pandemia causou aumento de 25% nos casos de depressão e ansiedade
- Pesquisa estima que 5% da população adulta do planeta vive com depressão
O Brasil, segundo informações da OMS, detém o maior registro de casos de depressão na América Latina. Vale destacar que atualmente há gratuidade no tratamento às pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que tem como locais de atendimento o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs).
A lei sancionada é decorrente da iniciativa do deputado federal Paulo Foletto (PSB-ES), tendo sido aprovada na Câmara dos Deputados em 2019 e no Senado Federal, em 2022.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.